sexta-feira, 6 de abril de 2018

Humberto Pontes homenageia idealizador do ‘Abril Verde’, com Medalha da Cidade de João Pessoa




Vereador, Humberto Pontes, homenageia idealizador do ‘Abril Verde’, com Medalha da Cidade de João Pessoa.
No mês dedicado à prevenção dos acidentes de trabalho e adoecimento ocupacional, o vereador Humberto Pontes (Avante) homenageou nesta quinta-feira (5) José Nivaldo Barbosa de Sousa com a Medalha da Cidade de João Pessoa. O técnico em Segurança do Trabalho, juntamente com a engenheira Maria Aparecida Rodrigues Estrela, foi o responsável pela iniciativa da Campanha Abril Verde não só na Paraíba, mas também no Brasil. A solenidade aconteceu durante a Sessão Especial sobre o tema, realizada no plenário Fernando Paulo Carrilho Milanez da Câmara Municipal de João Pessoa.

“Foi no ano de 2014 que José Nivaldo, nascido em Campina Grande e que já foi agraciado com Título de Cidadão Pessoense, e Maria Aparecida sugeriram ao então vereador Bira uma lei que tratasse da prevenção aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, assim como a prevenção. Foi então criada a Lei Municipal nº 12.814, daquele ano, fazendo com que João Pessoa fosse a primeira cidade do Brasil a tratar dessa temática”, explicou o vereador Humberto Pontes em seu discurso, acrescentando que vários trabalhadores no país são vítimas de acidentes todos os dias, ou morrem em consequência deles.

O parlamentar ainda apresentou estatísticas referentes aos acidentes de trabalho registrados na Paraíba. “Pelo menos seis trabalhadores são afastados de suas funções por dia, em consequência de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Somente em 2017, foram 2.100 afastamentos e mais de 15 mil nos últimos seis anos. Ao todo, R$ 120 milhões entre os anos de 2012 e 2017 em gastos previdenciários. Infelizmente, 15 mil trabalhadores sofreram acidentes fatais no período”, detalhou o parlamentar.

José Nivaldo destacou o pioneirismo do Abril Verde na Paraíba. “A campanha Abril Verde foi criada para gerar a cultura da prevenção em relação aos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais em nosso país e no mundo. Da mesma forma que existe o Outubro Rosa e o Novembro Azul, criamos o Abril Verde, mês dedicado à segurança e a saúde no trabalho. O Brasil ocupa o 4º lugar mundial em acidentes de trabalho. Então precisamos criar uma cultura de prevenção para reverter tal situação”, frisou.

Estiveram presentes na sessão o vereador Marcos Henriques, que secretariou os trabalhos e ainda a presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba, Kátia de Luna Freire; o presidente da Associação dos Tecnólogos de Segurança do Trabalho da Paraíba, Laércio Silva; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Antônio Carlos Aragão; diretor regional do Nordeste da Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (Anest), Edvaldo Nunes; o presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra-13), o juiz trabalhista André Machado; a delegada do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait), Maria da Paz Bezerra do Nascimento; a procuradora do trabalho Myllena Formiga Cavalcante; e o deputado estadual Jutay Meneses Gomes (PRB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...