sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Tecnólogos participam de sessão especial na CMJP



Profissionais discutiram desafios da carreira profissional.

Por Bárbara Wanderley

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou na tarde desta quarta-feira (8) uma sessão especial do 1º Encontro dos Tecnólogos do Estado da Paraíba, com a participação de diversas entidades. A ideia da sessão, proposta pelo vereador Humberto Pontes (Avante) era debater os principais desafios desses profissionais.
Participaram da sessão o presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos e do Sindicato dos Tecnólogos do Distrito Federal, Efraim Geraldo Leite; presidente do Sindicato dos Tecnólogos de Sergipe, José Gomes de Andrade Filho; presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos Tecnólogos em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba, Kátia de Luna Freire; presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB), Giucélia Figueiredo, Vereador Marcos Henriques, o presidente do Conselho Regional de Administração da Paraíba (CRA-PB), Geraldo Rosa e  representante do Conselho Regional de Química da Paraíba (CRQ-PB), Severino Oliveira.

O presidente da Associação dos Técnico de Segurança do Trabalho da Paraíba, Laercio Silva, explicou que, embora o encontro reunisse tecnólogos de todas as áreas, o foco estava mais concentrado nos problemas enfrentados pelos tecnólogos de segurança do trabalho, que lutam para serem aceitos pelos Conselhos Regionais e Federal de Engenharia e Agronomia (Crea/Confea).

Segundo ele, outra questão importante diz respeito à Portaria 3.214, do Ministério do Trabalho, que traz a composição da equipe do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho e cita engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho e auxiliares de enfermagem do trabalho, mas não faz menção ao tecnólogo. “Nós lutamos pela inclusão nessa lista”, disse Laercio.

A presidente do Crea-PB, Giucélia Figueiredo, destacou que os tecnólogos são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país e afirmou que a categoria precisa se organizar para que haja valorização da profissão.

Já o presidente do CRA-PB, Geraldo Rosa, afirmou que o Conselho registra diversos tecnólogos da área administrativa, sendo que recentemente, registrou seu primeiro tecnólogo em turismo.

Nivaldo Barbosa, entregou certificados de apreciação relacionado à motivação e à mobilização de Tecnólogos e acadêmicos para delineamento de estratégias para valorização no mercado do trabalho a Presidente da Comissão Provisória do Sindicato dos, em Segurança do Trabalho no Estado da Paraíba Kátia de Luna Freire e Laercio Silva, ao Presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos e do Sindicato dos Tecnólogos do Distrito Federal, Efraim Geraldo Leite.

Revista Edificar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...