sexta-feira, 29 de setembro de 2017

19° CONEST - Carta aberta de João Pessoa-PB manifesto à nação brasileira

COMISSÃO RELATORA DA CARTA DE JOÃO PESSOA.

Engenheiros José Delfino da Silva Lima, Nizio José Cabral, Francisco Edison Sampaio e Francisco Machado da Silva,
Nós, profissionais da área de Engenharia de Segurança do Trabalho, participantes do 19º Congresso Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho (CONEST), reunidos em João Pessoa, Paraíba, no Auditório do Shopping SEBRAE, período de 20 a 22 de setembro de 2017, vimos manifestar nossa inquietação e indignação, pela precarização do cumprimento das Normas de Segurança e Saúde do Trabalho, vigentes no País; após debates e conclusões dos temas apresentados no evento em referência:

ASSIM: APROVAMOS,

Proposta 1. Propor ao Ministro do Trabalho a aprovação e implementação de Portaria instituindo o Fórum Nacional Permanente em Segurança e Saúde do Trabalho, visando estabelecer interlocução direta e permanente com a sociedade civil organizada (entidades representativas da Engenharia de segurança do Trabalho), na elaboração e implementação de políticas públicas de segurança e saúde no trabalho;

Proposta 2. Propor ao Ministro da Educação a inclusão na grade curricular de disciplina referente à segurança e saúde no trabalho, no sistema oficial de ensino, nos níveis fundamental, médio e superior, visando criar a mentalidade prevencionista referente aos infortúnios laborais.

Proposta 3. Manifestar a preocupação quanto o possível agravamento das condições de trabalho, implicando no aumento de acidentes e doenças ocupacionais, em vista das alterações impostas pela Lei 13.467/2017 (Reforma Trabalhista)

Proposta 4. Propor ao Ministro do Trabalho e Emprego que atue no sentido de aprovar Lei Federal, com a participação das entidades de Engenharia de Segurança do Trabalho, visando a regulamentação de SST no serviço público, junto aos poderes executivos, legislativo e judiciário, nos níveis municipal, estadual e federal.

João Pessoa,22 de setembro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...