sexta-feira, 28 de julho de 2017

Seminário Revisitando NR em SST- Fundacentro PE

Revisitando as NR’s foi tema de seminário na região nordeste Revisitando as NR’s foi tema de seminário na região nordeste

Fundacentro de Pernambuco promove evento nas cidades do Recife, Caruaru, Campina Grande e Natal.

Por ACS/Débora Maria Santos

A Fundacentro de Pernambuco realizou a quarta edição do seminário “Revisitando as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho”, no dia 18 de julho, em Natal, no auditório do Campus Central do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Desde maio a Fundacentro/PE, já promoveu o seminário nas cidades do Recife, Caruaru e Campina Grande. Em destaque, as normas regulamentadoras apresentadas foram: nº 12 - Máquinas e Equipamentos; nº 32 - Hospitais e Serviços de Saúde; nº 33 - Detecção de Gases em Espaços Confinados e nº 35 - Trabalho em Altura.
A quarta edição do evento realizada em Natal, contou com o apoio do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), do Sesi de Pernambuco e da Ranger Gestão de Riscos. Entre profissionais de segurança e saúde no trabalho e demais interessados pelas questões ligadas ao trabalho seguro, saudável e decente, também estiveram presentes delegações do Ceará, Paraíba e Bahia.
A mesa de abertura foi composta pelo assessor Técnico da presidência da Fundacentro, Washington dos Santos (Maradona) e pelo diretor da Fundacentro/PE, engenheiro Maurício Viana. Maradona destacou a importância da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTPP) nas discussões que envolvem as normas regulamentadoras e informou que a Convenção nº 144 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) é fundamental para envolver de forma tripartite o governo, empresários e trabalhadores nas tratativas relacionadas às normas internacionais do trabalho.

O assessor Técnico salientou que com a reforma trabalhista aprovada, as discussões sobre a norma regulamentadora nº 12, sobrecarregará ainda mais os especialistas nas questões de segurança e saúde no trabalho. “A Portaria nº 3214 é essencial como ferramenta de prevenção de acidentes, bem como a Campanha Nacional de Prevenção dos Acidentes de Trabalho (Canpat). Nesse sentido, as reuniões com as centrais sindicais foram apontadas que a Fundacentro exerce um papel importante dentro da segurança e saúde do trabalhador, sobretudo a Fundacentro de Pernambuco que atende sete estados”, discorreu Washington.

O chefe da Fundacentro/PE explanou que a missão da instituição que envolve produção e difusão de conhecimentos que contribuam para a promoção da segurança e saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras, visando ao desenvolvimento sustentável, com crescimento econômico, equidade social e proteção do meio ambiente. Nesse seguimento, Maurício Viana faz uma análise de que a instituição em Pernambuco é imprescindível na disseminação da informação para os profissionais em SST.

“Nas quatro etapas do evento disseminamos informações para mais de 1.100 participantes. Seminário como este, também tem como objetivo, mostrar a importância da Fundacentro no cenário nacional, na geração de conhecimentos que possibilitem a redução de acidentes e doenças tão graves”, explanou Maurício.

O educador José Hélio Lopes, da Fundacentro/PE, informou que “este seminário concebido sob a forma de caravana e que foi promovido em quatro diferentes cidades, constituiu um marco importante para disseminação das normas regulamentadoras de segurança e saúde no trabalho. Sem dúvida, uma agenda positiva frente a um cenário tão nebuloso vivenciado no país: os depoimentos dos participantes ilustram muito bem isso”.

Depoimentos dos participantes ilustram o êxito do seminário

- “A Fundacentro e os organizadores foram muito felizes pela promoção deste seminário. Todos os palestrantes foram ótimos”.

- "Parabéns pela iniciativa e, com certeza, virei a outros eventos do ramo. Vim de Caicó e acordei de madrugada só para participar das palestras e valeu a pena".

- "Agradecimentos pelo excelente seminário, com informações proveitosas e atualizando o conhecimento de todos".

- “Muito bom o evento, palestrantes qualificados e de referência”.

- "Fico muito grato pela oportunidade de participar deste evento e parabéns a todos os envolvidos".

- "Parabéns aos organizadores. Foi muito proveitoso".

- "Como profissional da saúde, ampliei os meus conhecimentos acerca dos riscos associados ao trabalho".

- “Com certeza foram palestras importantes e esclarecedoras”.

- “Venho aqui agradecer pela oportunidade de mais um belo conhecimento”.

- "Os temas abordados foram de extrema relevância. Como profissional de segurança do trabalho sinto-me mais instigada a buscar conhecimento em outras áreas".

- “Só vem agregar valor para todos nós: aprender com profissionais de alto e incontestável nível em suas respectivas áreas”.

- “Só gostaria de parabenizar por este rico evento, que promoveu muito conhecimento”.

A NR-12 foi abordada por Fabrício Varejão, engenheiro de segurança do trabalho do Sesi-PE e professor do IFPE; NR-32 discorrida pelo psicólogo organizacional e educador da Fundacentro/PE, José Hélio Lopes; NR-33 explanada por Augusto Santos, técnico de segurança do trabalho e especialista em detecção de gases da Ranger SMS-PE, e a NR-35 abordada por Felipe Duarte, engenheiro de segurança do trabalho e especialista em linhas de vida da Ranger SMS-PE. De acordo com os organizadores, os alimentos arrecadados com as inscrições foram repassados para entidades filantrópicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...