quarta-feira, 22 de março de 2017

INSPEÇÃO OU INVESTIGAÇÃO

INSPEÇÃO OU INVESTIGAÇÃO
Muito se tem falado de inspeção como um procedimento de: rotina, eventual, especial, oficial. 

Mas o que é inspecionar?

Inspecionar equivale a auditar ou avaliar, medir, controlar uma rotina, a qual deve estar preestabelecido, no ambiente de trabalho, residencial, religioso e pessoal.

Quando algo dá errado pode ter havido uma quebra ou alteração de rotina, ou acidente e neste caso faz-se necessário uma investigação.

Infelizmente criamos caçadores de falhas. Defeitos e culpados. Quando detectamos possíveis causas elas são em geral pontuais e ocasionais ou vícios históricos não referenciados ou negligentes nas rotinas ou procedimentos.

Quando você namora é orientado sobre as responsabilidades e consequências do casamento e ou de uma gravidez inesperada. Os cuidados certamente são mais apropriados. Evitar o risco (Ex.:namorar em ambientes iluminados, coletivos, com a presença de familiares). Faz vasectomia e ou usa um EPS (Equipamento de Proteção sexual), contra gravidez e ou DSTs - Doenças Sexualmente Transmissíveis . Exemplo: camisinha e agentes fármaco protetores (anticoncepcional, pílula do amanhã). O mesmo deve acontecer na vida laboral; uma rotina de procedimentos seguros; EPIs(Equipamentos de Proteção Individual) e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva.

A Inspeção de Segurança: rotineira, especial, oficial ou eventual, deve auditar um processo pré-definido a fim de garantir o resultado positivo, dentro dos padrões estabelecidos. Quando pessoas, materiais, máquinas etc., corrompem o o sistema provocando resultados negativos, então é hora da Investigação.

Onde estão as falhas? É preciso identifica-las para correção imediata e propostas preventivas a fim de garantir a qualidade e segurança do sistema e de seus usuários, até que um fato novo ou estranho surja, deformando ou exigindo melhorias da norma.

Estabelecer rotinas de inspeção e ações preventivas, corretivas e disciplinares  deve ser um dos principais papéis do SESMT/CIPA em termos de prevenção de acidentes e segurança do trabalho; e de todo líder em termos de comando, coordenação, administração de ambientes, controles de produção e qualidade entre outros, extensivos a todas unidades da empresa, grupos de afinidade e sociedade em geral.

FASES DA INSPEÇÃO

  1. OBSERVAR os atos das pessoas, as condições de máquinas, equipamentos, ferramentas e o ambiente de trabalho.
  2. REGISTRAR o que foi observado e o que deve ser feito, contendo, entre outros, os dados do local da realização, dos riscos encontrados, dos pontos positivos, dos problemas ou das propostas feitas pelos inspecionados, colocando data e assinatura.
  3. ANALISAR E RECOMENDAR medidas que visem a eliminar, isolar ou, no mínimo, sinalizar riscos em potencial advindos de condições ambientais ou atos e procedimentos inseguros.
  4. ENCAMINHAR para que os responsáveis possam providenciar medidas corretivas.
  5. ACOMPANHAR as providencias até que ocorra a solução

ROTEIRO BÁSICO NA INVESTIGAÇÃO:

• O que fazia o trabalhador no momento imediatamente anterior à ocorrência? • como aconteceu?
• Quais foram as consequências?
• Quais as causas que contribuíram direta ou indiretamente para a ocorrência do acidente?
• Quando ocorreu? (Data e hora) • Onde ocorreu? (Especificando o setor ou seção)
• Quanto tempo de experiência na função tinha o acidentado?
IMPORTANTE: na medida do possível, o acidentado deve ser envolvido na investigação do acidente.


Valdolirio Soares – Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho, Bel em Teologia, 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...