sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Seminário SST na Industria da Construção Civil - CPR PB


CPR-PB promove seminário sobre segurança e saúde na indústria da construção

Evento faz parte do aniversário de 20 anos do comitê.

O Comitê Permanente Regional sobre condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba (CPR-PB) promoverá, no dia 29 de novembro próximo, o seminário ‘Segurança e saúde no trabalho na indústria da construção’. O evento faz parte da comemoração de 20 anos de existência do comitê e será realizado no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, a partir das 15h.

Serão realizadas palestras e debates com o objetivo de sensibilizar os participantes de que a segurança e saúde no trabalho são fatores de sustentabilidade, competitividade e responsabilidade social. Na ocasião serão apresentados casos de ações exitosas que resultaram na melhoria das condições de trabalho em obras, incentivando sua adoção pelas empresas construtoras.

O público-alvo são profissionais de segurança e saúde no trabalho, dirigentes sindicais, trabalhadores da construção, construtores, gestores de obra, membros de CIPA, conselheiros de saúde, pesquisadores, estudantes de áreas afins e demais envolvidos com a temática.

As inscrições podem ser feitas através do e-mail cprpb20anos@gmail.com, informando nome completo, função, empresa, telefone e e-mail.  É necessário levar 1 kg de alimento não perecível, que será doado a entidades filantrópicas. Mais informações podem ser obtidas no mesmo endereço de e-mail ou nos telefones (81) 3427-4566 / 3427-4775.

Por Bárbara Wanderley 
Revista Edificar

CPR-PB Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba comemora 20 anos de existência e o dia nacional dos Engenheiros e Técnicos de Segurança do Trabalho.

Para abrilhantar o Comitê promove o Seminário de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção com palestras e debates com o objetivo de sensibilizar os participantes de que a segurança e saúde no trabalho são fatores de sustentabilidade, competitividade e responsabilidade social.

Nessa ocasião foram apresentados por José Hélio Lopes, Psicólogo , Educador da FUNDACENTRO-Pernambuco e Coordenador do CPR-PB, dados estatísticos de acidentes com eletricidade nos canteiros e casos de ações exitosas que resultaram na melhoria das condições de trabalho em obras, incentivando sua adoção pelas empresas construtoras.

Abertura oficial do evento a Professora Daniela Teixeira, Diretora da Faculdade Maurício de Nassau, falou sobre importância da participação da instituição de ensino nas ações de prevenção de acidentes do trabalho.

Painel “Contribuições do CPR-PB para melhoria das condições de trabalho na indústria da construção”.

Palestrante José Hélio Lopes, Psicólogo Organizacional, Educador da FUNDACENTRO-Pernambuco e Coordenador do CPR-PB.

Participaram do debate os painelistas Maria Aparecida Estrela, Engenheira Civil com especialização em Segurança do Trabalho, Presidente da AEST-PB e Membro do CPR-PB, Ozaes Mangueira Filho, Construtor representante do SindusconJP no CPR-PB e Paulo Marcelo de Lima, Presidente da CUT/PB, representante do Sintricom no CPRPB.

Após os painéis, entrega de certificados aos painelistas por: Clóvis Silveira, Médico Chefe do Núcleo de Saúde e Segurança da SRTE-PB, Marize Menezes, Engenheira Ambiental e Técnica de Segurança, Valentina Maia, Técnica de Segurança e Nivaldo Barbosa, Presidente do SINTEST-PB e Técnico de Segurança do Trabalho.  

Momento cultural apresentação grupo musical “Os Mulatos”, alegria em forma de samba apresentou repertório do clássico chorinho e samba de raiz, grupo liderado pelo Engenheiro de Segurança do Trabalho e Fiscal do CREA-PB Juan Ébano.

Painel “Segurança e saúde no trabalho na indústria da construção: Fator de sustentabilidade, competitividade e responsabilidade social”.

Painelista Ugo Fábio Marques, Engenheiro Civil Diretor Técnico da Delta Engenharia, Carlos Alberto de Pontes Auditor Fiscal do Trabalho da SRTE/PB, Membro do CPR-PB, Maria Bernadete Vieira, Doutora em Engenharia de Produção, Professora da UFPB, Membro do CPR-PB. 
Após os painéis, entrega de certificados aos painelistas por: Aluna do curso Técnico de Segurança Katyúcia Ruffo, Professor Fernando Leal e Técnica de Segurança do Trabalho Rosa Helena.

Apresentação de artigos.

Selecionados três artigos pela comissão científica do evento, aprovados na forma de pôster e apresentação oral.

“Verificação dos requisitos mínimos para garantir segurança e conforto aos trabalhadores: O caso do canteiro de obras”

Autores Thomas Victor da Silva e Jefferson Fernandes da Franca, representando o SENAI / Bayeux- PB.

“Qualidade de vida no trabalho e saúde e segurança ocupacional em uma organização da construção civil” 

Autoras Sidcléa Sousa de Freitas, Isadora de Cássia Alves Casado, Maria da Conceição Costa e representando a FUNEPI / João Pessoa – PB.

Entregando de certificados de participação, Engenheiros Ugo Marques e Edvaldo Nunes, Auditora Fiscal do Trabalho Soraia Di Cavalcanti.


“Descarte de EPI em fornos clínque: Co-processamento do resíduo”,

Autores Jameiry Gomes dos Santos, Josimar Barbosa Francisco, Otoniel Miranda Filho, Sanara do Nascimento Santos, Iury Henrique de Barros, Adriana Maria dos Santos e Marcos Antonio Guedes, representando a Escola Técnica Pernambucana de Goiana PE.


“Análise preliminar de riscos em uma obra de construção civil” 

Autores José Hilton Lima, João Edson de Freitas, Suzana Enedina Pereira e Sidcléa Sousa de Freitas, representando a FUNEPI /João Pessoa-PB.


Donativos arrecadados com as inscrições foram repassados à entidade filantrópica Grupo Humanos do Bem.
Carlos Alberto, membro do CPR-PB entrega placa de reconhecimento à ENERGISA ao representante da empresa Gerente de operações Felipe Muzitano Vianelli, mandatário do Diretor Presidente Adré Theobald.

“O CPR-PB confere a presente placa à ENERGISA Paraíba por sua relevante contribuição e protagonismo no Programa de Redução de Acidentes Elétricos PRAE, ação exitosa indutora da diminuição sistemática e permanente, ao longo da última década, dos acidentes de trabalho decorrentes de choque elétrico nos canteiros de obra na indústria da construção no estado da Paraíba”.
Membros do CPR PB
Participação de Professores e alunos da UNEPI e FUNEPI
Evento realizado no auditório da Faculdade Mauricio de Nassau apoiado pela Fundacentro-Pernambuco, SindusconJP, Sintricom, AEST-PB, SRTE-PB, SINTEST-PB, ASTEST-PB e o grupo musical Os Mulatos.

Um comentário:

  1. Parabéns mestre cerimônia Laércio Silva, o evento envolveu a todos com descontração e conhecimento.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...