domingo, 4 de dezembro de 2016

Encontro dos Profissionais de Segurança do Trabalho da Paraíba


ENCONTRO DE PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA DO TRABALHO É INÉDITO EM CAMPINA GRANDE

Eli Almeida
Campina Grande/PB

São nas reuniões mensais do Comitê Permanente Regional da Construção Civil de Campina Grande e Região (CPR CGR) que se discute ações que visem trazer benefícios à saúde e segurança dos trabalhadores do segmento da construção.

Em um desses encontros, ocorrido no dia, 29 de Setembro, deste ano, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP) o público campinense conheceu à situação enfrentada por operários em diversos canteiros de obras na cidade.

Na ocasião, a Procuradora do Trabalho, Marcela Asfora, divulgou os números da Força – Tarefa, que incluiu integrantes do Ministério Público do Trabalho e Auditores-Fiscais do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) e que culminou com o embargo de 13 obras. Ao todo foram fiscalizadas quinze obras de médio e grande porte.

É do CPR CGR, Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado da Paraíba (SINTEST PB) e do Sindicato dos Profissionais de Segurança do Trabalho a inciativa da realização do Encontro Estadual dos Profissionais de Segurança do Trabalho, pela primeira vez, no município de Campina Grande.

Embargos dentre outras irregularidades presenciadas nas fiscalizações nos canteiros de obras serão assuntos que serão abordados durante o evento.




Palestra Perícia Investigação Criminal de Acidente de Trabalho com vítima.
Palestrante Lúcio Fávio, do setor de engenharia forense do IPC  Instituto de Polícia Científica da Paraíba.  

Palestra Responsabilidade Criminal em Acidentes de Trabalho.
Palestrante Kelsen Vasconcelos, Engenheiro Civil, Delegado de Policia da seccional de Queimadas-PB.
Nivaldo Barbosa, Presidente do SINTEST-PB, José Ribamar Médico e Auditor Fiscal do Trabalho SRTE-PB e Edmar Dantas, Presidente do Sindicato dos Profissionais de Segurança e Saúde e Meio Ambiente do Estado da Paraíba. 
Entrega de troféus Dr. Clóvis Silveira, aos Técnicos de Segurança do Trabalho destaque do ano 2016, Wendy Santos e Bruna Cardoso.  
Poeta homenageado durante encontro de Profissionais de Segurança do Trabalho.

O poeta/jornalista Rui Vieira foi homenageado na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), na tarde desta quarta-feira, 30, durante o Encontro dos Profissionais de Segurança do Trabalhador, que foi realizado pela Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), SINTEST-PB, SINPST-PB e CPR CGR.


Rui Vieira, recebeu homenagem pelos relevantes serviços prestados no segmento da pesquisa sobre poesia popular, sendo hoje um dos poetas mais importantes e renomados do estado da Paraíba, segundo o coordenador geral (interino) do Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador de Campina Grande, Windsor Ramos da Silva Júnior.

O trabalho recente do poeta, a composição das 36 Normas Regulamentadoras em forma de versos, ganhou destaque nacional. O projeto das NRs em Cordel, realizado em parceria com o Cerest-CG e o Ministério Público do Trabalho (MPT), foi lançado durante a inauguração do Centro de Referência de Reabilitação do Trabalhador (Cerast), em julho passado, cuja solenidade teve a participação dos procuradores nacional, estadual e de Campina Grande-PB.

Durante o evento na Fiep, o poeta, além de receber a homenagem, vai fazer uma apresentação do kit composto pelas 36 NRs, que segundo ele, foi construído a partir de uma profunda pesquisa das temáticas técnicas e da adequação ao gênero popular.

“As Normas Regulamentadoras são compostas de conteúdos complexos, técnico e jurídico, o que me fez mergulhar no cenário de uma pesquisa profunda para poder transformar estes conteúdos numa linguagem poética, para que os trabalhadores e empregadores possam receber as informações de forma simples e objetiva”, assinalou Rui.

FONTE: Da Redação com Ascom.

Abaixo assinado entregue a Dra Marcela de Almeida Maia Asfóra, Procuradora do Trabalho da 13º Região.


SINDICATO DOS  TÉCNICOS  DE  SEGURANÇA  DO TRABALHO  DO
ESTADO  DA  PARAÍBA – SINTEST-PB.

FUNDADO EM 11 DE JUNHO DE 1994  -  CNPJ Nº. 70.119.136/0001-09
Rua: Cruz Cordeiro , 75 - Bairro: Varadouro João Pessoa – PB.

AO PROCURADOR GERAL
MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO

Os profissionais de segurança e medicina do trabalho, abaixo assinados.


Em razão do considerável número de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais lamentavelmente ainda existentes em nosso Estado, tanto em trabalhadores da iniciativa privada, quanto em órgãos públicos, e, tendo em vista, o que dispõe a Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho e Emprego, Norma Regulamentadora nº 01 que determina que “cabe ao empregador cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho”, como, também a Norma Regulamentadora nº 04, que determina a contratação de profissionais de segurança e medicina do trabalho, tais, como, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Técnico de Enfermagem. Vem solicitar a este conceituado órgão, parceiro por excelência das causas prevencionistas neste país, que notifique as prefeituras para que se adequem aos dispositivos legais supra mencionados no sentido que contratem profissionais de segurança e medicina do trabalho acima mencionados em seus quadros de trabalhadores.

O Comitê Permanente Regional da Construção Civil de Campina Grande e Região (CPR CGR) realizou dia 05/11, curso de trabalho em altura, ministrado pelos instrutores, Uirapuru da Silva Florêncio, bombeiro militar e Hélio Raimundo de Sousa, bombeiro profissional civil. As aulas práticas aconteceram na pista de treinamento do SENAI - Centro de Ações Móveis (CAM). O curso contou como o apoio das empresas São Paulo Alpargatas, Companhia de Água e Esgoto da Paraíba (Cagepa) e o SENAI CAM.
Entrega de certificados aos participantes da capacitação técnicos de segurança do trabalho das empresas Alpargatas, CAGEPA, Energisa Borborema, Empatech, construtora Ourovel, além do CEREST, SESI e especialista em engenharia de segurança.



Organizadores do evento, Técnicos de Segurança Ricardo Morais, Rafael Campos, Eli Almeida e Nivaldo Barbosa, com o apoio do Auditor Fiscal do Trabalho José Ribamar.   
 Debate com a plateia.

Um comentário:

  1. Foi um ótimo evento Laercio, sinto uma enorme satisfação por ter participado desse primeiro encontro em CG.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...