quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Congresso em MG discute e promove a profissão de Bombeiro Civil




Em Poços de Caldas-MG, o 1º Congresso Pró-Bombeiros MG, no celebre Hotel Floresta com realização da Exxata Consultoria e Eventos, apoio institucional do Conselho Nacional de Bombeiros Civis – CNBC Brasil, da PróLife Emergências, colaboradores e patrocinadores, o evento foi um grande sucesso entre os participantes.
Desfrutando da ótima estadia e alimentação oferecida pelo Hotel Floresta, a programação geral contou com solenidade, palestras, workshop, fórum de debates e apresentação prática de protocolos na área. Todos esses trabalhos resultaram numa Convenção cujos itens expressam os anseios dos participantes quanto às questões mais críticas sobre a formação, o reconhecimento profissional, o mercado de trabalho e busca de políticas por mais prevenção e resposta a emergências em municípios, empresas e comunidades, promovendo ainda mais a defesa e o desenvolvimento da profissão.
Após a abertura do Congresso pelo anfitrião Bombeiro civil, Secretário CNBC e diretor na Exxata, Sr. Benedito Domingos, a primeira apresentação feita pelo Sr. Ivan Campos, Bombeiro e Presidente do CNBC, com tema “A profissão de Bombeiro civil, o CNBC e projetos de Leis que geram mais segurança em prevenção e resposta a emergências e mercado de trabalho aos profissionais da área”.

Entre outros pontos importantes explicou os artigos e detalhou o texto base defendido pelo CNBC para projetos de Lei Municipal, desmistificou estereótipos, preconceitos e apresentou os principais preceitos e campanhas defendidas pelo Conselho em todo o País.

Na ocasião se conversou também sobre a história do CNBC e a importância da inscrição nos registros do Conselho e da adoção do Código de Ética e das Normas e Preceitos do Conselho, sobre o uniforme padrão nacional e as campanhas em andamento.
Na parte da tarde, o Sr. Paulo Luiz, Bombeiro, Secretário CNBC e diretor na PróLife Emergências, apresentou o tema “Legislação aplicada na responsabilidade civil e criminal do profissional bombeiro civil durante a prática operacional no exercício da profissão” onde os participantes puderam ter uma visão mais ampla sobre o quão sério é o exercício da profissão no tocante à responsabilidade legal, houve ainda discussão de casos e acontecimentos onde se aplicaram os temas.
Seguindo com os trabalhos o Sr. Cristian Fioravante, Bombeiro e Guarda Vidas, apresentou o tema “Guarda Vidas, a profissão, aspectos legais e o mercado de trabalho” trazendo aos participantes um bom entendimento sobre a formação, as atividades e responsabilidades desse profissional e o mercado de trabalho em expansão, deu ênfase na importância da qualificação do profissional para o mercado.
Encerrando o primeiro dia, se iniciou um fórum onde os participantes, divididos em grupos, discutiram situações, problemas e anseios. Foram estimulados a apresentar propostas e sugestões aos temas, com o avançar das horas os trabalhos foram pausados para continuidade no dia seguinte.
Na manhã do segundo dia, iniciaram-se os trabalhos com o Sr. Rafael Reche, consultor da Protex extintores, que abordou o tema: “Extintores e mangueiras de combate a incêndio, requisitos e exigências legais e normativas, a aplicação na prática” comentando exemplos e situações do dia a dia, os participantes ampliaram sua visão quanto ao que se deve ser observado na aquisição, inspeção e manutenção destes equipamentos.
Após o Coffee Break, foram retomados os trabalhos do fórum, resultando na “Convenção Pró Bombeiros de Poços de Caldas - MG 2016” cujos itens, após aprovação unânime, formaram compromisso assumido pelo Sr. Ivan Campos, Presidente do CNBC, com aclamação dos participantes.
A convenção possui três eixos somando 14 propostas para defesa e desenvolvimento da profissão, do mercado de trabalho e por políticas de prevenção e resposta à emergências.
Concluindo a programação, houve workshop com apresentação de equipamentos, técnicas e protocolos de atendimento de emergências nas dinâmicas realizadas, destaque para a demonstração de um Bombeiro que se equipou em menos de 2 minutos para combate a incêndio incluindo equipamento de proteção respiratória autônoma (EPRA), imobilização de vítima em prancha na posição vertical e demonstração de manobras de ressuscitação em bebês, com isso os participantes puderam conhecer detalhes técnicos sobre equipamentos e ver na prática sua aplicação em protocolos de trabalhos.
Ao encerramento deste primeiro Congresso em MG, se cumpriram os objetivos de informação, conscientização e transferência de conhecimentos técnicos e culturais sobre nossa área e a promoção do espírito fraterno e solidário entre as pessoas e instituições participantes.
Minas Gerais se fez presente com Bombeiros e Bombeiras das cidades de Poços de Caldas, Varginha, Betim, Borda da Mata, Cabo Verde, Muzambinho, Ouro Fino, Pouso Alegre, Sta. Rita do Sapucaí, São Sebastião da Grama, Silvanópolis, Turvolândia e Três Pontas, além das caravanas de São Paulo-SP e Brasília-DF, caracterizando o evento como interestadual.
O evento teve cobertura da imprensa local, do portal cnbc.org.br e do Bravos Brasil.TV.br que irá disponibilizar parte das palestras, apresentações e entrevistas no canal.

Um dos maiores legados do Congresso foi a Convenção que entre outros itens importantes prevê a criação no Portal CNBC de um fórum técnico permanente, uma bolsa de empregos e oportunidades e o agendamento de outros eventos similares.

Todos os participantes saíram muito satisfeitos e motivados para multiplicar, em suas regiões, os conhecimentos, conceitos e propostas vivenciados no congresso, levando também o sentimento de união e o vínculo fraterno construído nestes dias entre as pessoas e instituições participantes.
O CNBC desde 2012 promove, apoia e participa de Encontros, Congressos, Seminários e eventos em todo País, para o desenvolvimento técnico e cultural sobre a área de Bombeiros civis e a promoção do espírito fraterno e união, pelo reconhecimento e valorização dos profissionais da área e por um Brasil cada dia mais seguro em prevenção e resposta à emergências.
Verifique no portal cnbc.org.br os próximos eventos agendados ou consulte como levá-los para sua região.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...