sábado, 19 de novembro de 2016

Aluno do SENAI vai apresentar trabalho sobre a aplicação das normas de Saúde e Segurança em Seminário do CPR PB

O Aluno do Curso Técnico em Segurança do Trabalho do Programa EBEP (Educação Básica e Educação Profissional do SESI e SENAI), do Centro de Formação Profissional José William Lemos Leal – do SENAI em Bayeux, Thomas Victor da Silva, conseguiu aprovar um artigo no Seminário Saúde e Segurança no Trabalho na Indústria da Construção, evento que acontecerá no dia 29 de novembro, no Auditório da faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.
 
O trabalho intitulado “Verificação dos Requisitos Mínimos para Garantir Segurança e Conforto aos Trabalhadores: O Caso do Canteiro de Obras” foi apresentado pelo aluno para a obtenção do título de Técnico em Segurança do Trabalho, no SENAI, no último mês de agosto, e foi orientado pelos professores Jefferson Fernandes da Franca e Raimundo Nonato.

A pesquisa realizada em um canteiro de obras na cidade de João Pessoa, verificou a aplicação das normas de saúde e segurança aplicadas a construção civil. Foram observados que vários itens básicos de segurança explicitados nas normas regulamentadoras, ainda são negligenciados. Dos 91 itens contemplados pela lista de verificação aplicados na empresa, apenas 55 deles foram encontrados em conformidade com os preceitos das normas regulamentadas.

“Num mercado cada vez mais competitivo, as empresas da construção civil buscam atender à demanda social por obras com menor impacto sobre o ambiente. Onde servirá  para desenvolver a consciência das pessoas no ambiente de negócios.A sustentabilidade é um beneficio necessário a todos e deve ser levado em consideração hoje, a fim de garantir um futuro muito mas promissor e saudável”, disse a Coordenadora Pedagógica da Escola do SENAI da Construção Civil, Eliane Nascimento.

Thomas vai fazer uma apresentação oral do trabalho no evento que marcará os 20 anos de criação do Comitê Permanente Regional sobre condições de Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba – CPR-PB).

O Seminário tem como objetivo sensibilizar os participantes de que a segurança e saúde no trabalho constitui fator de sustentabilidade, competitividade e responsabilidade social. O evento é voltado para profissionais da área de segurança e saúde no Trabalho, dirigentes sindicais e trabalhadores da construção, gestores de obras, membros da CIPA, conselheiros de saúde e pesquisadores.

A Pesquisa

A pesquisa foi realizada em um canteiro de obras na cidade de João Pessoa, onde foram realizadas visitas para levantamento de dados técnicos no canteiro de obras. O canteiro em questão trata-se de uma edificação em quatro lajes e quarenta e quatro apartamentos. A pesquisa caracteriza-se como estudo de caso antecedido por uma pesquisa bibliográfica que teve como foco a organização da informação obtida através de um levantamento bibliográfico e formulação de uma lista de verificação. Além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa documental baseadas nos documentos da empresa pesquisada. Dos 91 itens contemplados pela lista de verificação aplicados na empresa, apenas 55 deles foram encontrados em conformidade com os preceitos das normas regulamentados. Resulta que quase 40% dos itens investigados encontravam-se no momento da realização desta pesquisa em não conformidade. Concluiu-se que o canteiro apresenta graves problemas quanto ao cumprimento dos preceitos das Normas Regulamentadoras.

Informações adicionais sobre o Seminário podem ser obtidas através dos telefones: (81) 3427-4566 ou 3427-4775 ou pelo email: cprpb20anos@gmail.com

Assessoria de Comunicação - Sistema Indústria da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...