sábado, 8 de outubro de 2016

Simulação de resgate em altura movimenta oficina de Segurança do Trabalho no Mundo SENAI


Perfil Institucional

A criação do Departamento Regional do SENAI da Paraíba aconteceu no ano de 1949, pela Resolução nº. 27, de 10 de novembro, sob a gestão da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba.

O SENAI é reconhecido como modelo de educação profissional e pela qualidade dos serviços tecnológicos que promovem a inovação na indústria brasileira. Sua missão é aumentar a competitividade da indústria paraibana por meio da Educação Profissional e Tecnológica, dos Serviços Técnicos e Tecnológicos e da Inovação.

Nessa temática realizou-se atividades desenvolvidas por estudantes e professores em aulas práticas foram apresentadas à comunidade na quarta e quinta-feira (05 e 06), no Mundo SENAI. No evento foi possível realizar visitas guiadas nas unidades do SENAI, entre elas a unidade Centro de Educação Profissional José William Lemos Leal, localizado na cidade de Bayeux-PB. A instituição abriu as portas para que as pessoas conhecessem a estrutura laboratorial e o modelo pedagógico adotado, que leva os alunos a vivenciarem na prática situações reais da indústria. Durante a programação do evento, foram realizadas palestras, oficinas e visitas dirigidas para apresentar opções de cursos que qualificam para o trabalho na indústria.

Na ocasião a oficina do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, sob responsabilidade do Professor Jefferson Fernandes da Franca, aproveitou a oportunidade para chamar atenção da importância de se adotar medidas de segurança visando assim a preservação da vida e saúde dos trabalhadores na indústria da construção civil e em todos os setores produtivos onde operários estão sujeitos a se acidentarem, adoecerem até mesmo morrerem no trabalho e durante o trajeto de ida e volta para empresas.

Com esse conhecimento a visita guiada pelos alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho apresentaram aos visitantes, procedimento e equipamentos de segurança adotados pelas empresas que possuem boas práticas de segurança e assim cumprem o que determina a Lei. Para as demonstrações além dos equipamentos da própria instituição a Oficina de Segurança contou o apoio da TREVENTOS Segurança do Trabalho.

A oficina de Segurança contou também com a presença de Instrutor Hélio de Sousa, que além da demonstração de equipamentos de trabalho em altura, realizou simulações de regaste e palestra relacionada ao tema. As simulações realizadas chamaram atenção dos visitantes e alunos presentes.

“Eventos como esse são relevantes por explicitar os desafios posto as empresas e aos profissionais prevencionistas em promoverem condições que atendam às necessidades das pessoas como por exemplo, um ambiente de trabalho confortável e seguro para que seus trabalhadores desempenhem suas atividades sem riscos para sua saúde”. Afirmou Professor Jefferson Fernandes. 

Registro fotográfico 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...