terça-feira, 27 de setembro de 2016

SEMINÁRIO SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO - 20 ANOS DO CPR-PB


Participem apresentando trabalhos.

- Normas para submissão de trabalhos –

EVENTO DE 20 ANOS DO CPR-PB - SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Profissionais, pesquisadores, estudantes e demais interessados poderão enviar trabalhos e experiências sobre segurança e saúde na construção civil para apresentação no evento de celebração dos 20 anos do CPR-PB.
As normas para submissão dos trabalhos seguem em anexo.

Período para submissão: 30/09/2016 a 30/10/2016
Endereço para envio: cprpb20anos@gmail.com

O evento ocorrerá no dia 29 de novembro de 2016, no auditório da Faculdade Maurício de Nassau, em João Pessoa.
O CPR-PB é um fórum interinstitucional que desenvolve ações voltadas para o trabalho seguro e saudável nos canteiros de obra.


TÍTULO DO RESUMO EXPANDIDO

[centralizado, letras maiúsculas, fonte Times New Roman, tamanho 14, negrito]

(linha sem texto, tamanho 12)

Nome Completo do Autor 1; Nome Completo do Autor 2

[centralizados, fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito]
[linha sem texto, tamanho 12]

1Estudante do Curso de ........- sigla do centro – sigla da Universidade; E-mail: estudante@provedor, 2Docente/pesquisador do Depto. de ..... – sigla do centro – sigla da Universidade. E-mail: docente@provedor.

[centralizados, fonte times, tamanho 10]

[2 linhas sem texto, tamanho 12]

Sumário: Este artigo descreve o estilo, normas e sugestões a serem usados na elaboração dos resumos expandidos para apresentação no Seminário Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção – 20 anos do CPR-PB, a ser realizado no dia 29/11/2016. O resumo expandido deverá ser preparado com no mínimo duas e no máximo quatro páginas (formato A4), margens superior e inferior com 2,5 cm, esquerda 3,0 cm e direita 2,5 cm, elaborado com fonte Times New Roman 12 pts, sem numeração, sem tabulação nas páginas e corpo de texto justificado em ambos os lados. Todo o documento deverá ter espaçamento simples entre linhas. A organização do conteúdo do Resumo Expandido deve ser similar à seguinte: Título, Autores, Afiliações, Sumário, Palavras-chave, Introdução, Materiais e Métodos (ou equivalente), Resultados, Discussão (ou Resultados e Discussão), Conclusões, Agradecimentos e Referências. Deve ser adotado o Sistema Internacional de Unidades. Evitar o uso de abreviaturas, utilizando somente aquelas de uso mais convencional. As palavras em outro idioma devem ser apresentadas em itálico. As referências bibliográficas citadas no texto deverão ser listadas no final do trabalho, de acordo com as normas da ABNT. As ilustrações (imagens, figuras e gráficos) devem ser inseridas no texto como figuras (copiar, colar especial, figura), centralizadas com legenda colocada acima destas e numeradas sequencialmente. As tabelas e quadros devem ser editados no próprio Word, de modo a ficarem independentes dos aplicativos (tais como Excel), não ultrapassar as margens do texto, possuir título colocado acima destes e serem numeradas sequencialmente. Todas as ilustrações, tabelas e quadros devem ser citados, obrigatoriamente, pelo menos uma vez no texto. O arquivo deve ter no máximo 400 kb (quatrocentos kilobites). A forma de envio será por meio digital (ver observações no final do texto).
[linha sem texto, tamanho 12]
Palavras-chave: Registrar no mínimo três e no máximo cinco, em letras minúsculas (a menos que não se aplique) e separadas por ponto e vírgula. Devem ser apresentadas em ordem alfabética, com alinhamento justificado. Não devem conter ponto final.
[linha sem texto, tamanho 12]

INTRODUÇÃO [centralizado, negrito]

O Resumo Expandido é uma versão condensada de um trabalho/manuscrito, no qual os principais pontos cobertos no trabalho são destacados. Ele é dividido em seções, inclui referências, faz comparações com trabalhos relacionados e outros detalhes esperados em um documento científico. Portanto, o resumo expandido não é um longo resumo.
Na seção Sumário deve ser feito um resumo de todo o manuscrito, com o máximo de informações possível, escrito em um único parágrafo, de modo breve (100-200 palavras) e seguindo uma ordenação lógica. Logo na primeira sentença deve ser dita a sua hipótese (se aplicável) e principais objetivos. Descrever, muito brevemente, os materiais e métodos (ou equivalente) utilizados. Em seguida identificar os principais resultados, destacando o que é novo. Descrever as principais conclusões.
A seção Introdução tem como objetivo despertar o interesse do leitor além de prover as informações básicas pertinentes para o entendimento do resto do trabalho. Também delimita o marco teórico (recorte do tema estudado e seu respaldo na literatura científica atual), fornecendo um breve relato de informações importantes para o problema estudado. Com isso introduz o leitor na literatura pertinente, citando trabalhos prévios que têm ligação direta com o problema presente, fornecendo uma discussão breve dos resultados e descobertas desses outros estudos. O objetivo da investigação deve ser explicitado (essa é a parte mais importante da introdução). Deve ser estabelecido o significado do trabalho e justificada a razão de conduzir o estudo. A hipótese deve ser claramente exposta e, se for o caso, devem ser identificadas as questões deixadas sem respostas.
[linha sem texto, tamanho 12]

METODOLOGIA [centralizado, negrito]

Na seção Metodologia deve-se: explicar como o trabalho foi conduzido para permitir ao leitor avaliar como o trabalho foi feito e permitir que outros possam replicar seu estudo; ordenar os procedimentos cronologicamente ou por tipo de procedimento; usar o tempo passado e a terceira pessoa para descrever o que foi feito; descrever o procedimento claramente, incluindo a hipótese testada, variáveis medidas, quantas réplicas foram feitas, controles, tratamentos etc.; identificar o tipo de estudo (desenho do estudo ou caminho metodológico); explicar por que cada procedimento foi feito (em vez de descrever um procedimento longo podem ser feitas referências a trabalhos publicados); caso seja importante, identificar a fonte de qualquer equipamento específico, uma enzima específica, organismo, ou uma cultura de um fornecedor particular, os quais podem ser críticos para o sucesso do experimento; descrever em detalhe qualquer modificação no equipamento usado no estudo e, se for pertinente, ilustrar as modificações; quantificar as medidas (sistema métrico) e incluir erros de medidas; descrever as datas e local do estudo de campo, incluindo características físicas e biológicas do local, se pertinente aos objetivos do estudo; identificar tratamentos usando o nome da variável ou tratamento, em vez de nome ou número genérico, ambíguo (ex. usar “doadores saudáveis” em vez de “grupo”); se for pertinente, mencionar a aprovação do estudo pelo comitê de ética apropriado e número do processo; descrever testes estatísticos e as comparações feitas; métodos comuns (muito conhecidos) podem ser usados sem comentários, métodos incomuns ou mais avançados exigem citação de literatura; não misturar resultados com procedimentos.
[linha sem texto, tamanho 12]

RESULTADOS [centralizado, negrito]

A seção Resultados deve fazer uma apresentação dos resultados relevantes para as questões apresentadas na introdução, sem interpretar o significado. Os dados devem ser organizados em ordem cronológica, de acordo com os métodos, ou na ordem decrescente de importância. Os dados devem ser apresentados da maneira mais clara possível (em forma de texto, figuras, gráficos, quadros ou tabelas). Não repetir no texto os resultados descritos em quadros, tabelas e gráficos, apenas destacar os resultados mais relevantes. Fornecer uma descrição clara da magnitude de um dado ou diferença. Se apropriado, usar percentagem da mudança em vez do dado exato. Exemplo: “houve decréscimo de 10%”. Usar o tempo passado quando se referir aos resultados. Numerar as figuras, quadros e tabelas consecutivamente na mesma sequência em que aparecem pela primeira vez no texto. Cada figura, quadro e tabela devem ter uma legenda autoexplicativa.
[linha sem texto, tamanho 12]

DISCUSSÃO [centralizado, negrito]

A Discussão tem como objetivo comentar suas interpretações, opiniões e as implicações de suas descobertas, bem como fazer sugestões para futuras pesquisas. Deverá responder às questões colocadas na introdução, explicar como os resultados apoiam as respostas e como as respostas se encaixam no conhecimento existente sobre o tópico (referencial teórico). Por isso deve-se organizar a discussão do mais específico para o mais geral: os dados do trabalho à luz da literatura, à teoria, à prática. Comentar todos os dados principais relacionados às questões, independentemente se foram estatisticamente significativos ou não. Discutir qualquer resultado não esperado. Usar os mesmos termos, o mesmo tempo de verbo (presente) e o mesmo ponto de vista usados nas questões da Introdução. Começar dizendo novamente a hipótese que está sendo testada e respondendo às questões colocadas na Introdução. Apoiar as respostas com seus resultados (evitar a simples transcrição numérica feita no item Resultados). Explicar como seus resultados se relacionam com as expectativas e com a literatura, por que são aceitáveis e como eles são consistentes ou se ajustam com o conhecimento previamente publicado sobre o tópico. Descrever os padrões, princípios e relações mostrados por cada resultado/descoberta principal. Se necessário, apontar ao leitor a figura, quadro ou tabela para enfatizar sua hipótese. Defender suas respostas, se necessário, explicando tanto por que sua resposta é satisfatória como por que as dos outros não (porque mostrando os dois lados do argumento você poderá fazer uma explanação convincente). Discutir e avaliar explicações conflitantes de seus resultados. Identificar limitações potenciais e pontos fracos, comentar sobre a importância relativa na sua interpretação e como afetam a validade dos resultados.
[linha sem texto, tamanho 12]

CONCLUSÕES [centralizado, negrito]

Enfatizar as principais conclusões do estudo. Não repetir os resultados. Sumarizar as implicações principais dos resultados. Fornecer recomendações (não mais que duas) de trabalhos futuros. Explicar como os resultados e conclusões de seu estudo são importantes e como influenciam o conhecimento do problema examinado.
[linha sem texto, tamanho 12]

REFERÊNCIAS [centralizado, negrito]

Elaborar a lista de Referências conforme as normas da ANBT. Para elaborar a lista de Referências, consulte o portal MORE Mecanismo online de Referência http://more.rexlab.ufsc.br/

Quadro 1. Resumo das normas para a elaboração do resumo expandido a ser apresentado no evento comemorativo dos 20 anos do CPR-PB

Item
Descrição
Formato de página
De 2 a 4 páginas (com tudo: texto, tabelas, figuras etc) formato A4, margem superior e inferior com 2,5 cm, esquerda de 3,0 cm e direita de 2,5 cm, espaçamento simples e alinhamento justificado (os dois lados).
Unidades
Sistema Internacional
Fontes
Times New Roman, 12 pts (exceto o título: 14pts e informações sobre os autores: 10pts)
Tabelas e figuras
Inseridas no texto e com legendas segundo normas ABNT
Editor de texto
Word for Windows
Forma de envio
Referências
Normas ABNT (ver portal http://more.rexlab.ufsc.br)

OBSERVAÇÕES:

Endereço para envio dos trabalhos: cprpb20anos@gmail.com
Período de submissão: 30/09/2016 a 30/10/2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...