segunda-feira, 23 de maio de 2016

Conheça os 5 passos para realizar uma investigação de acidente de trabalho

O artigo 19 da Lei nº 8.213/91 define que um acidente de trabalho é aquele que ocorre durante a execução de um trabalho a serviço de uma empresa, provocando lesão corporal ou perturbação que resulte em morte ou perda/redução (permanente ou temporária) da capacidade do funcionário.


Investigar as causas de um acidente de trabalho é essencial para evitar que ele volte a acontecer.

Sempre que ocorre um acidente de trabalho, é necessário fazer uma investigação para descobrir as causas do problema e tomar as precauções necessárias para evitar ocorram outros acidentes parecidos. Confira, a seguir, um roteiro com os 5 passos para investigar um acidente de trabalho:

5 passos para a investigação de um acidente de trabalho.

Ajudar e conversar com a vítima

A primeira medida a ser tomada é socorrer a vítima, realizando os procedimentos de primeiros socorros. Após garantir que o acidentado recebeu todos os cuidados necessários, converse calmamente com ele para descobrir como o acidente aconteceu. Se a pessoa não puder falar ou estiver muito transtornada, tenha o cuidado de esperar o momento certo para reviver o acidente.

Nesta etapa, é fundamental não intimidar ou acusar o acidentado. Deixe que ele fale, sem fazer interrupções e sem tirar conclusões precipitadas.

Converse com as testemunhas

Identifique pessoas que testemunharam o acidente e converse com elas separadamente, confirmando se as versões batem entre si e com a história relatada pelo acidentado. Tome cuidado com relatos que já tragam alguma conclusão ou opinião sobre o evento, e tenha em mente que todos estão afetados e preocupados com o acidente, o que pode alterar as percepções.

Faça uma simulação

Após conversar com todas as pessoas que presenciaram o acidente de trabalho, faça uma simulação do ocorrido. Esta é uma etapa importante para confirmar os eventos que levaram ao acidente e identificar possíveis falhas humanas ou de planejamento. Adote os cuidados necessários para evitar que outras pessoas se machuquem na tentativa de reproduzir o acidente.

Contextualize o acidente

Após ter coletado todas as informações sobre o acidente, verifique a situação da empresa no dia do acidente. Se a produção estava atrasada ou alguma máquina estava com defeito, por exemplo, é muito provável que o contexto tenha favorecido a ocorrência do acidente. Esteja atento para não procurar culpados pelo problema: a intenção é entender o que aconteceu para evitar novos problemas, e não julgar os erros.

Elabore um relatório final


Com todas as informações sobre o acidente, elabore um documento que registre todas as etapas da investigação, os depoimentos e as conclusões sobre as possíveis causas do acidente. Por fim, insira recomendações de medidas que devem ser tomadas para prevenir a ocorrência de novos acidentes.


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