sábado, 30 de abril de 2016

Expedição Abril Verde no Majestoso Parque Estadual da Pedra da Boca

Profissionais da áreas de segurança, saúde, meio ambiente, compartilharam boas práticas em um evento que ficará para a história dos prevencionistas participantes. A mobilização faz parte do “Abril Verde”, mês de alusão às vítimas de acidentes e doenças ocupacionais. Em nosso estado da Paraíba contribuíram para o êxito diversas entidades, empresas privadas/ públicas e sociedade.
O Movimento Abril Verde, iniciou-se em 2014 na Paraíba com o objetivo maior de contribuir para a redução dos acidentes de trabalho e os agravos à saúde dos trabalhadores. O movimento pretende mobilizar a sociedade para a prevenção de acidentes e doenças em decorrência do trabalho, luta por justiça e em defesa dos direitos e da saúde do trabalhador.

A excursão realizada nos dias 23 e 24 desse mês no Parque Estadual de Pedra da Boca localizado no município de Araruna-PB a 126 km de João Pessoa-PB, na divisa com o Rio Grande do Norte, próximo a cidade de Passe e Fica-RN. O Parque ecológico encravado na Serra da Confusão, tem uma área total de 157,5 km² caracterizado pelo bioma de caatinga com cenário imponente de rochas gigantes com curvas suaves e faces arredondadas, aspectos que desperta ao visitante o imaginário para a prática de esportes radicais como escalada, rapel, trilha de aventura.
Outras grandes atrações além das trilhas é a oportunidade de explorar a caverna, conhecer as Pedras da Boca, Pedra da Caveira, a Pedra da Santa, Pedra do Letreiro que possui inscrições rupestres enfim, esplêndido conjunto de rochas existentes no parque.
Ocasiões em que é necessário escalar alguns trechos de rochas, com subida e decida por cordas, mas tanto esforço é compensado pelas belezas naturais que encontramos no local.

A configuração Pedra Boca" advém da existência de uma formação rochosa de aproximadamente 336 metros de altura, a qual apresenta uma cavidade provocada pela erosão ao longo do tempo.

A concepção de plantar um ipê-branco foi iniciativa do grupo para proporcionar essa oportunidade aos expedicionários despertando a responsabilidade social ambiental, cidadania participativa, educação e consciência cívica ambiental e acréscimo da flora do parque.
Ipê-branco, seus nomes tanto científico Bignonia roseo-alba quanto popular, vêm do tupi-guarani: Ipê significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".
Seu Tico com mais de 50 anos dedicados ao lugar. Ele é o guia para quem quer se aventurar pelo Parque. Um célebre e simpático senhor!
Admirabilíssima apresentação da Companhia de Danças e Cultura Popular Potiguar Macambirais, em ato de celebração Alto do Boi de Reis.
Prefeito de Passe e Fica-RN   Pedro Lisboa (Pepeu), amigo da natureza inserindo o ipê-branco no parque.
Grupo Emergency formado por Bombeiros Civis liderado por Hélio Melo, o evento também contou com prontidão de viatura do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba. 
Ação aventura.
No percurso, a viagem de ônibus ficou agitada, após a gincana cultural idealizada por Laercio Silva, aconteceram momentos marcantes, Edmilson da Silva, narrou anedotas, Isac Diniz, voz e violão interpretou repertório de músicas MPB e Henrique Farias, fez breve histórico do Parque Estadual, informações importantes para quem não conhecia o local.  
Link do vídeo interior do ônibus.

Momentos de descontração.
 Amostra de artesanato grupo de mulheres local.
Ana Pinho, promoveu manipulação de fantoches para a criançada.

O Ministério da Cultura reconheceu o teatro de bonecos popular do Nordeste como patrimônio cultural do Brasil.
Música ao vivo no acampamento, MPB cantadas por Tercíus Luiz e Sandro Cavalcante. 
Capa do CD

No final do evento depoimentos acalorados de participantes, culminando com sorteio de livros doados pelo Auditor Fiscal e Médico do Trabalho José Ribamar.


Mais fotos em nosso Facebook Laercio Silva 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...