sábado, 30 de abril de 2016

Câmara de Guarabira debate segurança do trabalho na campanha ‘Abril Verde’

Na tarde desta terça-feira (19), a Câmara de Vereadores de Guarabira realizou uma sessão especial para discutir a Segurança do Trabalho, comemorado durante todo o mês de abril, denominado ‘Abril Verde’.

Proposta pelo vereador Beto Meireles, a sessão contou as presenças do presidente do Sindicato Técnico de Segurança do Trabalho na Paraíba, Nivaldo Barbosa; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Cerâmica de Guarabira e Região, José Roberto Araújo, de médicos do trabalho, a exemplo do Dr. Joneuso Tércio Cavalcante, de estudante do curso de técnico do trabalho da Escola Parthenon e de outros interessados no tema.
Nivaldo Barbosa e Beto Meireles
O dia 7 de abril é o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de Abril é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho. Portanto, ações desencadeadas em todo o Brasil para promover a Campanha foi escolhido o mês de abril para ser o Mês da Prevenção de Acidentes e Doenças relacionadas ao Trabalho.

Durante todo o mês de abril em João Pessoa e cidades do interior do Estado da Paraíba o Movimento Abril Verde promoverá encontros, palestras, seminários, debates, mobilizações sociais, sinalizações com o símbolo do laço verde e iluminação esverdeada de edificações públicas ou privadas em referência à segurança e à saúde do trabalhador. A programação terá repercussão na mídia e deverá chamar atenção para a realidade dos acidentes e doenças no Brasil.

O Movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.

O conceito do Abril Verde, por ter um mês inteiro dedicado à conscientização para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho, na intenção de concentrar anualmente nesse período uma série de atividades disseminadores da cultura de prevenção.

Durante a sessão em Guarabira, Nivaldo Barbosa propôs que os vereadores apresentassem um projeto inserindo na grade curricular da rede municipal de ensino a disciplina de segurança do trabalho. Segundo o presidente, os acidentes provenientes do trabalho ou deslocamentos para o trabalho representam um elevado número de mortes no Brasil, matando mais que o câncer de próstata.

Engajamento

Importantes entidades da área de SST, órgãos governamentais, sindicatos e associações  integram e apoiam as atividades do mês do “Abril Verde” na Paraíba entidades, tais como: SINTEST-PB, AEST-PB,   GETRIN-13, TRT-13-PB, SRTE-PB, CEREST–JP,CEREST–PB, CEREST-CG PGC-PB, ASTEST-PB, APEAMB/CREA-PB, SINTTEL-PB, CUT-PB, Sindicatos dos Bancários e do Comércio, SINTRICOM-JP, ASPLAN, SINDUSCON-JP, SINDMAE-PB, Faculdade Mauricio de Nassau, FTI-PP/FETAG, UNEPI, Revista Proteção, Fórum Intersindical de SST da PB/ Treventos, SINAIT-DS-PB, Prveseg Ambiental, INSS-PB, CONSST Consultoria, Clínica Médica de Jacumã, 100,5 FM Lider, Supporte Consultoria, PMJP,, CPR-PB, CPR-CG, FUNEPI, Carrer e CPRR.




Fonte: Portal 25 horas Guarabira-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...