sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Treinamento prepara agentes de segurança do RN para o Jogos do Rio-2016

Agentes de segurança pública de várias partes do país estão se preparando para atuar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio 2016, que acontecem a partir de agosto deste ano. No Rio Grande do Norte, 361 pessoas, entre policiais civis, militares, bombeiros, delegados e peritos participam durante os próximos dias dos treinamentos ministrados pela Força Nacional para atuar no maior evento esportivo do planeta.
Divulgação / SesedAgentes de segurança estão sendo treinados por equipes de várias partes do país.

Os treinamentos na capital potiguar tiveram início na última segunda-feira (11) e acontecem simultaneamente em Manaus, no Amazonas. Segundo o capitão Assis Martins dos Santos, capitão da Polícia Militar no estado do Acre e supervisor do treinamento realizado em Natal, os selecionados para a Instrução de Nivelamento de Conhecimento para Grandes Eventos (INC-GE) foram divididos em três grupos. "Nesta primeira semana temos 123 agentes de segurança realizando os treinamentos, que são conduzidos por equipes da Força Nacional de todo o país. Aqui no RN temos pessoas ministrando atividades do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Rondônia. O importante desse tipo de atividade é troca de conhecimentos que ela possibilita, pois temos pessoas de várias forças de segurança diferentes", explicou.

Os participantes recebem aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Varredura Antibombas; Policiamento de Eventos; Psicologia das Massas; Direitos Humanos; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Fundamentos Legais em Manifestações Públicas; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise, entre outras disciplinas. "São treinamentos teóricos e práticos, que visam preparar o agente de segurança para agir em situações onde há um grande número de pessoas em mesmo lugar, bem como no policiamento ostensivo em locais de competição", explicou o capitão Assis.
 
Segundo o supervisor, todo o treinamento é bancado pelo Governo Federal. "Os recursos para capacitar os agentes de segurança são da própria Força Nacional, sem ônus para o estado. De certa forma, esse treinamento é benéfico para o estado, pois além do treinamento há ainda o repasse de material, como armamentos, tecnologia. Todos que passam pela instrução adicionam ainda mais conteúdo para a segurança pública do RN", disse o capitão Assis.

A instrução de nivelamento acontece durante seis dias e é realizada em três turnos. O número de agentes que irão atuar durante os Jogos deverá ser menor e será definido entre os Governos Estadual e Federal. Os selecionados deverão passar por um novo treinamento, que será realizado no Rio de Janeiro. Lá eles também participarão dos eventos teste que irão ocorrer antes dos Jogos", contou. "Os que não forem ao Rio já estarão aptos a atuar na Força Nacional em outras ocorrências, uma vez que agentes só podem ficar por um período de até dois anos", destacou o capitão Assis.

Filtro

A seleção para participar do treinamento foi aberta a qualquer agente de segurança pública, porém, todos os selecionados cumprem alguns pré-requisitos estabelecidos pela Força Nacional. "Todos os que estão aqui têm no mínimo três anos de atuação, para garantir que sejam experientes. Só foram selecionados agentes que não respondem processos criminais, até para garantir a idoneidade das ações da Força", explicou o capitão Assis.

Ainda de acordo com o supervisor, os homens selecionados atuarão apenas em eventos ligados aos Jogos do Rio 2016. "O novo trabalho será nos locais de competição e atividades relacionadas, como o revezamento da tocha, o transporte das medalhas e o policiamento no entorno da Vila Olímpica, por exemplo. Todo o policiamento ostensivo nas demais regiões das cidades (além do Rio, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador e Manaus receberão as partidas dos torneios do futebol) será feito pelas polícias locais.

"O mais importante é essa cooperação mútua, onde profissionais de várias partes do país, com experiências diferentes, podem colaborar para melhorar o serviço de segurança e a capacitação dos agentes. O importante é que esse treinamento servirá não apenas para os Jogos, para o dia-a-dia deles durante seu trabalho nos estados", disse Assis.

A próxima turma de agentes potiguares deverá iniciar o treinamento nesta terça-feira (19), e a terceira a partir do dia 27. As instruções de nivelamento de conhecimento voltadas aos Jogos já foram realizadas em Rio Branco (AC), São José dos Pinhais (PR), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Gama (DF), em parceria com os órgãos locais de segurança pública. As próximas edições devem ser realizadas em Macapá (AP), Belém (PA) e São Luís (MA). Segundo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, 9.600 homens da Força Nacional deverão trabalhar durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016.

Força Nacional

Ligada ao Ministério da Justiça, a Força Nacional é um programa de cooperação federativa para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal.

Atualmente, ele desenvolve 42 operações em apoio à segurança pública em 14 estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos: intensificação de policiamento, investigações e perícia em áreas críticas, combate ao desmatamento na Amazônia, reforço ao patrulhamento na fronteira, ações de guarda-vidas e defesa civil entre outras. Seu efetivo também já participou da segurança de grandes eventos esportivos como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...