quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Palestra “benefícios da utilização de gruas e aspectos de segurança envolvidos”

O tema foi conduzido pelo engenheiro Luis Travalini da Liebherr Brasil. Segue resumo dos principais tópicos abordados:
 - O grupo Liebherr tem mais de 130 empresas no mundo e emprega mais de 42 mil trabalhadores. A empresa nasceu em 1949 na Alemanha, tendo origem familiar e uma extensa gama de produtos. No Brasil, está localizada na cidade de Guaratinguetá-SP.

- Apresentação dos modelos de guindaste de torre e tipos de base.

- Itens sobre segurança em gruas contidos na proposta da nova NR-18: atendimento à legislação, análise de risco pelo fabricante, cálculo/projeto/fabricação, sistemas de segurança, testes, influência do meio ambiente, tipos de uso, análise de risco pelo usuário.

- Inspeções previstas pela ISO 9927-1 e normas da comunidade européia sobre o tema.

- Perigos quanto à utilização e manuseio de gruas: descumprimento das normas quanto a cálculos/fabricação/uso, análise de risco não realizada ou mal feita, não execução do plano de movimentação de cargas, fundação inadequada, composição errada da grua, alterações na estrutura e sistemas de segurança, ausência de verificações diárias e de manutenção preventiva e corretiva.

- Apresentação dos dispositivos de segurança, sistema de liberação da lança e itens obrigatórios de segurança previstos na NR-18 e NR-12.

- Exemplos de análise de risco no mecanismo da lança.

- Principais motivos para se optar por um guindaste de torre: redução do espaço necessário para estoque de material, maior facilidade para organização do canteiro, menor desperdício de materiais, melhoria das condições ergonômicas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...