segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Acessibilidade a edifcações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos ABNT NBR 9050

Todos os projetos imobiliários residenciais e comerciais encaminhados para licenciamento desde 11 de outubro deste ano deverão seguir a versão atualizada da Norma de Acessibilidade. A NBR 9.050:2015 - Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos chega à sua terceira edição e substitui a versão anterior, de 2004. A atualização foi publicada em 11 de setembro pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entrando em vigor 30 dias após sua divulgação. O documento pode ser acessado gratuitamente no site da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD).
A atualização da norma resulta de debates entre órgãos governamentais, representantes da sociedade civil e do setor produtivo com o objetivo de resolver algumas lacunas deixadas pela versão anterior. De acordo com as fontes consultadas pela reportagem, a nova norma busca aprofundar o conceito de desenho universal nos empreendimentos imobiliários, garantindo o acesso de usuários com necessidades especiais variadas - como pessoas cegas, idosas, obesas e cadeirantes, dentre outras. Já na práticaas principais alterações se referem às dimensões dos sanitários, posicionamento das barras de apoio, configurações de escadarias e corrimãos, além do formato das sinalizações.
Veja a seguir as principais alterações detalhadas e os comentários de especialistas em cada uma das áreas. As imagens que ilustram esta reportagem foram extraídas do documento oficial da norma.

Acesso a NBR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...