quinta-feira, 24 de setembro de 2015

SMS da Capital oferece serviços durante o projeto Trabalhos de Todos no Espaço Cultura

Com intuito de divulgar os serviços ofertados na Rede Municipal, a Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) está participando do Projeto Trabalho de Todos, promovido pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba. O evento, que acontece no Teatro Paulo Pontes, no Espaço cultural, segue até sexta-feira (25) ofertando mais de 100 atividades gratuitas de diversos setores.

No evento, da Rede Municipal de Saúde, estão participando o serviço de cadastramento e atualização do Cartão SUS, aferição de Pressão Arterial, avaliação nutricional, Centro de Regional de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), imunização (com oferta direcionada à saúde do trabalhador), Seção de DST/Aids, com a distribuição de preservativos e orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis e o Centro de Praticas Integrativas e Complementares (Cpics).

Segundo Joyce Braz Virgolino, enfermeira e diretora do Distrito Sanitário V, as ofertas são direcionadas aos trabalhadores com orientação e divulgação dos serviços que são disponíveis na rede para este público. “É importante à participação da Secretaria de Saúde neste evento para que as pessoas possam conhecer mais o que há de oferta nos serviços e principalmente, para que as pessoas tenham mais atenção à saúde. A prevenção sempre é o melhor remédio”, orientou.

Cerest – O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest) desenvolve ações de melhoria nas condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e vigilância. O Centro capacita à rede de serviços de saúde, assessora a realização de convênios de cooperação técnica, subsidia a formulação de políticas públicas e apoia a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

O Cerest faz parte da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) criada pelo Ministério da Saúde para implementar uma política especializada para pessoas que exercem atividades remuneradas. Esta ferramenta age de forma integrada em todo Brasil Através de unidades descentralizadas.

O Renast possui atuação em João Pessoa e mais 64 municípios pactuados que compõem a 1ª Macrorregional de Saúde do Estado da Paraíba. A porta de entrada do serviço é a Atenção Básica dos municípios. Em João Pessoa os encaminhamentos se dão através das 181 Unidades de Saúde da Família (USFs) distribuídas pelos cinco Distritos Sanitários.

O Cerest está localizado no Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) em Jaguaribe, na Avenida Alberto de Brito, 411. Para mais informações o usuário pode ligar para 3218-7114 ou 3214-3219, ou através do e-mail cerestmacrojp@gmail.com.

Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...