segunda-feira, 27 de julho de 2015

Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

No dia 27 de julho de 1972, o Ministro do Trabalho Júlio Barata regularizou o artigo 164 da CLT, e publicou a Portaria 3.236, referente à formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e a Portaria 3.237, regulamentando o artigo 164 da CLT, obrigando a existência de Serviço Especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) nas empresas com mais de 100 funcionários, tornando o nosso país, o primeiro a ter um serviço obrigatório de segurança e medicina do trabalho. Um dos principais motivos da regularização desse artigo foi a imagem negativa que o quadro de acidentes de trabalho no Brasil causava perante o cenário mundial, quase 40% da força de trabalho sofria lesões. O índice era alarmante 1,7 milhão de acidentes ocorriam por ano. Havia grande pressão, inclusive do Banco Mundial, de retirar qualquer empréstimo ao Brasil se esse quadro permanecesse.

Desencadeou, portanto, a necessidade da criação de um órgão que se preocupasse com a segurança, saúde e com o bem-estar do trabalhador a fim de lhe oferecer um ambiente com melhores condições de trabalho.

Durante esses 43 anos, a resposta foi dada, o empenho e a dedicação dos especialistas em segurança e saúde no trabalho diminuíram o número de acidentes, estando comprovado que o SESMT - Serviços Especializados em Segurança e em Medicina do Trabalho devem ser incentivados e apoiados por trabalhadores, empresários e governo de todas as maneiras possíveis, sendo imprescindível a presença desses profissionais nas empresas e nos ambientes de trabalho.


As condições de Segurança no trabalho são de caráter multifatorial, principalmente com a grande preocupação no comportamento. Além dos trabalhos técnicos, análises de riscos, treinamentos e DDS e de outros recursos disponíveis dentro de uma gestão de SST, deve haver necessariamente, a interdisciplinaridade e multidisciplinariedade de uma equipe, composta pelos profissionais do SESMT, para que as ações preventivas sejam viáveis e bem sucedidas, minimizando ou exterminando com os riscos ocupacionais, nos ambientes de trabalho. Isso é PREVENÇÃO. Isso é o SESMT!

O SESMT ocupa hoje um papel preponderante nas empresas. Quando se fala em globalização, competividade, abertura de mercado, o índice de acidentes de trabalho constitui indicador de qualidade, sendo indispensável à manutenção desses profissionais de segurança e medicina do trabalho dentro das empresas.

O país precisa investir mais em prevenção e gastar menos com acidentes de trabalho, pois a prevenção é o principal instrumento para enfrentar esses novos desafios e propostas ora apresentadas.

Parabéns a todos que trabalham nessa área e vamos continuar nessa jornada, em defesa da segurança e saúde de todos, indiscriminadamente, acreditando e apostando em dias melhores, novas conquistas, lutando contra o preconceito e atitudes antiéticas, pois o Brasil e o povo brasileiro merecem o empenho e a dedicação de todos nós!



Fonte: José Augusto da Silva Filho - Fundador da Fenatest presidindo há por 10 anos; Técnico de Segurança do Trabalho, Consultor Técnico em Segurança do Trabalho da JS Técnicas & Soluções em Barueri - SP; Auditor Líder de Segurança e Saúde no Trabalho e Consultor Técnico da Revista Proteção
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...