terça-feira, 28 de julho de 2015

A Conferência Mundial de Promoção da Saúde

Com o tema “Promovendo Saúde e Equidade”, a 22ª Conferência Mundial de Promoção da Saúde da UIPES acontecerá em Curitiba, Paraná, no período de 22 e 27 de maio de 2016. A Conferência é realizada a cada quatro anos sendo a primeira vez que acontecerá em uma cidade latino-americana. São esperados cerca de 2,5 mil profissionais – entre pesquisadores, gestores, organizações não-governamentais e a comunidade científica mundial. As inscrições dos trabalhos podem ser feitas pelo site da Conferência até o dia 04 de setembro de 2015.

A Conferência Mundial de Promoção da Saúde é uma oportunidade única para avaliar o progresso, compartilhar estratégias e resultados de pesquisa e refletir sobre práticas e políticas inovadoras que promovam saúde e equidade. Neste 22ª encontro, cinco subtemas vão completar o debate: Imperativos éticos e culturais em intervenções que promovam saúde e equidade; Mudanças urbanas fazendo diferença localmente, considerando vozes emergentes; Saúde em todas as políticas e ações intersetoriais: inovações na teoria, avaliação e pesquisa; Caminhos para alcançar o desenvolvimento humano sustentável e saudável em escala global; Criando questões de pesquisa compartilhadas para aproximar a investigação da prática.

Entre os conferencistas já confirmados estão a arquiteta Aziza Chaouni, especialista em “tecnologia verde”; o diretor de Desenvolvimento em Saúde da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vivian Lin; o pesquisador ativista social, Jaime Breihl; o pesquisador Cesar Victora, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e consultor da Organização Mundial da Saúde na área de desigualdades em saúde materno-infantil.

A Conferência Mundial de Promoção da Saúde é realizada a cada quatro anos e para esta 22ª edição são esperados cerca de 2,5 mil profissionais – entre pesquisadores, gestores, organizações não-governamentais e a comunidade científica mundial.  Curitiba foi selecionada em uma disputa com Durban, na África do Sul, e Taiwan, na China – será a primeira vez que a conferência será realizada em uma cidade latino-americana. 
Em outubro a Comissão Científica Global da Conferência irá visitar Curitiba para participar do Marathon Meeting, reunião para finalizar a avaliação dos trabalhos inscritos. Os resultados serão divulgados em novembro de 2015.

Promoção da Saúde – resgate histórico¹

Na segunda metade do século XX a saúde passou a ser reconhecida como resultante da determinação social, a saber: pobreza, desemprego, habitação precária e outras desigualdades econômicas e sociais. Como estratégias principais, os especialistas em saúde pública recomendam o fortalecimento dos serviços comunitários, políticas públicas saudáveis e o favorecimento da participação popular.
Com esta motivação, foi organizada a 1ª Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde, realizada em Ottawa, em 1976, auspiciada pela Organização Mundial de Saúde -OMS e que se configurou como um fórum de pactuação de intenções e compromissos entre chefes de Estado. Teve a participação de trinta e cinco países e resultou na Carta de Ottawa, a qual passou a ser referência ao desenvolvimento das ideias de promoção à saúde em todo o mundo. Confirmou um conjunto de valores: vida, saúde, solidariedade, equidade, democracia, cidadania, desenvolvimento, participação e ação conjunta, entre outros, e como resultado de diversas estratégias, nas quais a melhoria da qualidade de vida e saúde se insere. Ao todo foram realizadas 8 Conferências Internacionais sobre Promoção da Saúde, tendo sido a última em 2013 em Helsink, Finlândia com o tema Saúde em Todas as Políticas.

As Conferências da União Internacional de Promoção da Saúde e Educação para a Saúde – UIPES tem proporcionado um espaço ampliado para o encontro e a participação de outros atores, entre estes, pesquisadores, gestores, organizações não-governamentais e a comunidade científica mundial, no debate sobre a Promoção da saúde e tem se configurado como fórum importante de mobilização dos temas a serem debatidos durante as Conferências Internacionais da OMS.

Espera-se que os trabalhos apresentados e os debates e realizados durante a 22ª Conferência da UIPES,  contribuam com o aprofundamento dos temas e ampliação dos compromissos a serem assumidos pelos países na 9ª Conferência Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde a ser realizada em dezembro de 2016, em Shagai na China.

Linha do tempo das Conferências Mundiais de Saúde da UIPES:

21ª “Best Investments in Health” Pattaya, Thailand 2013
20ª “Health, Equity and Sustainable Development” Geneva, Switzerland 2010
19ª “Health Promotion Comes of Age: Research, Policy and Practice for the 21st Century” Vancouver, Canada 2007
18ª “Valuing Diversity, Reshaping Power: Exploring Pathways for Health and Well-being” Melbourne, Australia 2004
17ª “Health: An Investment for a Just Society” Paris, France 2001
16ª “New Horizons in Health – from Vision to Practice” San Juan, Peurto Rico 1998
15ª “Bringing Health to Life” Mahuhari, Japan 1995
14ª “Health – United Effort” Helsinki, Finland 1991
13ª “Participation for All in Health” Houston, UA 1988
12ª “Health for All – Meeting the Challenge” Dublin, Ireland 1985
11ª “Towards Health for All by the Year 2000″ Hobart, Tasmania 1982
10ª “Health Education in Action – Achievements and Priorities” London, United Kingdom 1979
9ª “Health Education, Health Policy and the Dynamics of Development” Ottawa, Canada 1976
8ª “Twenty Years of Health Education: Evaluation and Forecast” Paris, France 1973
7ª “Comunications and Behavioural Change: Factors of Active Participation of the Population for the Attainment of Better Health” Buenos Aires, Argentina 1969
6ª “The Health of the Community and the Dynamics of Development” Madrid, Spain 1965
5ª “Major Health Problems of Man and his Environment” Philadelphia, USA 1962
4ª “Health Education of Children and Youth in Family, School and Community” Dusseldorf, Germany 1959
3ª “Health Education at the Service of Health, Welfare and Social Progress” Rome, Italy 1956
2ª Paris, France 1953
1ª Paris, France 1951
  
¹Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...