quarta-feira, 13 de maio de 2015

20 anos do grupo móvel – Atividades comemorativas


Nos dias 13 e 14 de maio haverá homenagens aos Auditores-Fiscais do Trabalho que protagonizam o combate ao trabalho escravo desde 1995. 
O Grupo Especial de Fiscalização Móvel – GEFM, ou simplesmente Grupo Móvel, como é mais conhecido, completa 20 anos de criação e atuação no combate ao trabalho escravo no Brasil. Desde 1995, quando iniciaram as ações fiscais de enfrentamento ao crime da prática de trabalho análogo à escravidão, conforme previsto no artigo 149 do Código Penal, quase cinquenta mil trabalhadores já foram resgatados. 
O Sinait e a Secretaria de Inspeção do Trabalho – SIT se uniram para organizar atividades de comemoração a essa data, que marca uma atuação de grande visibilidade e significado especial, por alcançar aspectos múltiplos, de ordem trabalhista e humanitária, que afeta a dignidade e a cidadania de milhares de trabalhadores no país. 
Assim, nos dias 13 e 14 de maio serão realizadas duas atividades conjuntas, com a presença de Auditores-Fiscais do Trabalho de todo o país, que desde 1995 integraram as equipes do Grupo Móvel, dando sua contribuição para a erradicação do trabalho escravo e para o aprimoramento da metodologia que hoje é exportada para o mundo. 
No dia 13 de maio, quarta-feira, às 9 horas, no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, será realizado o evento comemorativo “20 Anos de Atuação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel de Combate ao Trabalho Escravo”. Serão homenageados Auditores-Fiscais do Trabalho que participam e participaram das ações fiscais do GEFM e outras personalidades. Foram convidadas autoridades e representantes de instituições parceiras de luta. 
No dia 14 de maio, quinta-feira, às 10 horas, será realizada a Audiência Pública “Terceirização e Lei Áurea: Trabalho Escravo”, no Auditório Petrônio Portela, Anexo II do Senado Federal, convocada pelo senador Paulo Paim (PT/RS), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa – CDH, em comemoração e reconhecimento aos 20 anos de atuação do Grupo Móvel. Também estarão presentes Auditores-Fiscais do Trabalho protagonistas do combate à escravidão contemporânea no Brasil. 
O Sinait ainda realiza a exposição fotográfica "TRABALHO ESCRAVO – Auditoria-Fiscal do Trabalho, 20 anos resgatando a cidadania e a dignidade dos trabalhadores (1995-2015)", de 13 a 20 de maio, em Anexo do Palácio do Planalto. A mostra tem fotos dos Auditores-Fiscais do Trabalho Renato Bignami e Sérgio Carvalho, que registraram, ao longo de anos, as cenas tocantes durante as ações do Grupo Móvel, que emocionam e chocam, expondo as condições degradantes a que são submetidos os trabalhadores. 
Rosa Jorge, presidente do Sinait, convida a categoria a participar destas atividades, que prestam justa homenagem a quem “pioneiramente, ajudou a demonstrar que o problema existe, agiu e continua agindo sobre uma realidade cruel e propõe soluções concretas para acabar com a impunidade sobre o crime do trabalho escravo”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...