segunda-feira, 27 de abril de 2015

SMS realiza atividades voltadas à saúde do trabalhador nesta segunda


Em alusão ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza de segunda (27) até quarta-feira (29) uma série de atividades voltadas à promoção e cuidado da saúde do trabalhador. A iniciativa é realizada pela equipe do Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador (Cerest). Kleber José, coordenador do Cerest, explica que as atividades vão além dos cuidados básicos com a saúde, mas é uma forma de conscientizar os trabalhadores para que possam evitar acidentes. “A proposta da Semana tem por objetivo colocar na pauta o outro lado do trabalho que adoece, mutila e mata milhares de trabalhadores por ano”, afirmou o coordenador.

 As atividades serão realizadas no auditório do Cerest municipal, situado no Centro de Atendimento Integral em Saúde, o Cais Jaguaribe, e durante a Feira do Trabalhador, que acontece no Ponto de Cem Réis em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho, Produção e Renda, Cerest Estadual e INSS. “No Brasil, todo ano morrem cerca de 3 mil trabalhadores, o que dá em média uma morte a cada hora de trabalho, e outros 300 mil se acidentam, significando três acidentes a cada minuto trabalhado.

Só em 2013 foram liquidados pela Previdência Social 737 mil acidentes de trabalho, onde 82% levaram a incapacidade temporária do trabalhador, 2% a incapacidade permanente e 0,4% decorreram em óbito em consequência do trabalho”, comenta a coordenadora administrativa do Cerest municipal, Lyssandra Costa. Cerest – O Centro de Referência Regional de Saúde do Trabalhador, vinculado à Secretaria de Saúde de João Pessoa, é preparado para desenvolver ações de melhoria das condições de trabalho e a qualidade de vida do trabalhador por meio da prevenção e da vigilância. Entre as atribuições do Centro, destacam-se: capacitar à rede de serviços de saúde; assessorar a realização de convênios de cooperação técnica; subsidiar a formulação de políticas públicas; e apoiar a estruturação da assistência de média e alta complexidade para atender a acidentes de trabalho e agravos, dentre outras.

No Cerest todo e qualquer trabalhador é acolhido por uma equipe interdisciplinar e, de acordo com as suas necessidades, é encaminhado à rede local de saúde. O objetivo do Centro é implantar a Atenção à Saúde do Trabalhador de acordo com os princípios de integridade, universalidade e equidade do SUS.

Confira a programação do evento: Segunda-feira (27) Evento: Oficina de Protocolo Clínico de Exposição à Material Biológico – voltada aos profissionais da Saúde.


Hora: 14h às 17h Local: Auditório do Cereste João Pessoa – Cais de Jaguaribe Terça (28) e quarta-feira (29) Evento: Feira Municipal do Trabalho Hora: 9h às 17h Quarta (29) Evento: Audiência Pública em Memória às Vítimas de Acidente de Trabalho Hora: 14h Local: Praça Ponto de Cem Réis Quarta (29) Evento: Oficina de Saúde do Trabalhador e Controle Social – voltada para as comissões internas de prevenção de acidente de trabalho e dirigentes sindicais. Hora: das 8h às 17h Local: Auditório do Cerest João Pessoa – Cais de Jaguaribe

Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...