sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

SER EMPREGADO, EMPREENDER OU PRESTAR SERVIÇOS?

Uma coisa é certa, o empregado como conhecemos está desaparecendo e está acelerado já em 2015!

A tecnologia nos processos de automação, virtualidade e comportamentos já são verdades muito presente em nosso dia a dia. Profissionais cada vez mais qualificados, poli funcionais, autônomos, ou parceiros terceirizados são agora exigências do livre mercado. Os Tradicionais concursos, remanescentes da era industrial quando do predomínio da burocracia, e empregos com “carteira assinada” tem seus dias contatos.
               Então a questão é: iniciar um novo negócio, intraempreender ou prestar serviços autônomos em áreas de nossa competência?  O empreendedor individual foi criado pelo poder público para gerar receitas, mas também favorece o trabalhador em sua nova condição, passando da informalidade, o famoso “bico”, “biscaite” “quebra-galho” para sobrevivente participante do mercado formal de trabalho e negócios.
               A ordem do dia é desenvolver competências operacionais, de gestão, práticas e formação acadêmica. Pesquisar o mercado e perceber as possibilidades de aplicação das mesmas suprindo necessidades pessoais e empresariais, gerando retorno financeiro, satisfação e realização material e ou espiritual. Juntar tudo em um currículo e ou portfolio e apresentar as empresas e profissionais da região e abertos ao mundo. O que fiz e sei fazer. Qual o valor dos meus produtos e serviços (por hora, trabalho, projeto)? Imagine um possível salário mensal. Calcule as despesas e possíveis impostos, comissões, transporte, alugueis, dias inativos etc...
               Quando somos empregados, temos horários normais e horas extras. Quando estamos por nossa conta, geralmente fazemos nosso horário, trabalhamos mais e quase sempre todos os dias. São momentos para empreender, para ganhar dinheiro, para atender imperativos. E ainda ficamos felizes com isso. Todos os dias são dias de oportunidade! Quando empreendemos, fazemos nosso salário, e a sensação de liberdade, de realização, e poder, são indescritíveis!
               Ser original ter um diferencial, apresentar alguma inovação e criatividade são fundamentais. Somos únicos no universo, então basta que apresentemos nossas peculiaridades!
Na vida sempre teremos patrões bons e maus; por isso precisamos cuidar, estar atentos, vigiar, para não sermos dependentes deles. Em nossa vida não devemos ser dependentes. Não podemos confiar nem no patrão bom nem no mau. Somos importantes enquanto uteis. “O dia de amanhã é escuro”! É um dia de desafios e oportunidades. Entre eles pode estar o dia mau. Por isso precisamos fazer o nosso melhor hoje, confiando sempre no Senhor, para que nos guarde e livre (Se o Senhor não edificar a casa, em vão vigia a sentinela – Salmos 127:1) (o homem faz planos, mas do Senhor é a confirmação - Provérbios 16:1-3). Comece pelo que tem: venda, troque, peça doação, sorteie, produza faça campanha, etc. "Pense grande, comece pequeno, cresça rápido e sustentavelmente.". Um distribuidor pode começar por um fiteiro, um restaurante pela venda de cocada porta em porta. Uma fábrica de sucos, por sucos caseiros na praça. Uma loja pela venda de utilitários importados. Uma costureira para atelie de moda (roupas, brincos, etc.) Um design gráfico para uma gráfica e uma editora. Um mecânico, eletricista, instalador em uma oficina com contrato para serviços de manutenção.

               2015... 2020...
              
Nada será como antes. Qualifique-se hoje! Presencial ou a distância, seja voluntário, se preciso, ofereça-se ao mercado como prestador de serviços, empresário, ou empregado. Veja como funciona, aprimore-se, seja persistente! Vai dar certo! É tempo de desafios e oportunidades!

Valdolirio Soares

Empresário, consultor, educador, palestrante

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...