quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Operário tem mão decepada em acidente na JBS Friboi

Coagido pela empresa, trabalhador executava função para qual não possuía treinamento.

A notícia de uma tragédia anunciada evidencia mais uma vez a irresponsabilidade da JBS - maior produtora global de carnes e dona das marcas Friboi, Seara, Vigor, entre outras -, quanto às condições de trabalho.

Vanderlei Costa Rosa, 28 anos, teve a mão direita decepada após acidente na madrugada desta terça-feira (3), na unidade de Carambeí (PR).
O operário, que há seis meses trabalha no setor de higienização, fazia a limpeza da máquina conhecida como ‘misturadeira’ – que agrega a carne aos condimentos.

De acordo com Wagner do Nascimento Rodrigues, secretário-geral do Sindicato da Alimentação de Carambeí, Castro e Região, o trabalho de limpeza é complexo, pois deve ser feito com a máquina em funcionamento e, portanto, demanda treinamento. Porém, Vanderlei jamais passou por qualquer orientação.

“Pela ausência de um operário habilitado e pela necessidade de tocar a produção Vanderlei foi colocado em condições de risco pela empresa”, afirmou o dirigente.

Ele revela que é comum na unidade de Carambeí a improvisação e a exploração da mão de obra para alcançar o lucro a qualquer custo. “Produção em primeiro lugar, saúde e segurança em segundo plano”, denuncia.

Após o acidente, o operário ainda teve que aguardar por meia hora até a chegada do socorro, que só ocorreu com a ajuda de uma concorrente, a BRF Foods, que é vizinha da JBS.  Logo depois, ele foi encaminhado para o hospital mais próximo. “Preocupou bastante o despreparo da empresa para atuar em situações de emergência”, disse.

A unidade, que pertencia a Seara, foi adquirida pela JBS numa operação realizada em 2013. Segundo o dirigente, desde que a empresa se instalou no município, houve uma considerável piora nas condições de trabalho, arrocho salarial e retirada de benefícios.

“Sem contar que o diálogo com a JBS é nulo. Inadmissível que uma empresa receba tantos recursos do BNDES e não tenha qualquer preocupação com o trabalhador, que por pressão e medo de perder o emprego.

Vanderlei não corre risco de vida, mas ficará internado aguardando decisão médica para transfusão de sangue acaba se submetendo a essas condições, como no caso do operário que teve a mão decepada pela máquina”, lamentou o dirigente.

Diante desta preocupante realidade, o Sindicato tem feito diversas denúncias. A JBS, inclusive, já foi alvo de fiscalização do Ministério Público do Trabalho e autuada por uma série de infrações.

Wagner informou que o Sindicato já tomou as providências cabíveis, comunicando o acidente ao Ministério do Trabalho local e ao Ministério Público.

Em visita ao operário no hospital, Wagner assegurou que a entidade atuará para garantir todos os seus direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...