terça-feira, 13 de janeiro de 2015

OS 5 SENTIDOS DA SEGURANÇA

OS 5 SENTIDOS DA SEGURANÇA

O que é Segurança? Segurança é tudo aquilo que pode ser dito, feito, promovido para evitar que aconteça um acidente. Acidente - acontecimento anormal, imprevisto, fatalidade, acaso, aventura   azar   casualidade   destino, eventualidade   fatalidade     imprevisto; porventura   sorte   talvez   ventura, intempéries, entre outros, mas para nós aquilo que envolve as circunstancia do trabalho. 
Quando um fato que acontece é acidente? Pensemos quais as possíveis causas;
Tempestades, furacões, terremotos, queda de bicicleta, bater a perna numa gaveta aberta, correr e cair, batida de trânsito e tantos outros imprevistos (imprevistos?)
Por que cinco sentidos da Segurança? Porque Deus em sua infinita sabedoria, nos deu 5 sensores de origem. Então porque não começar por aquilo que já temos?  a visão, audição, olfato, paladar e tato.? Existem mais dois sentidos Intuição e equilíbrio, os quais ainda estão sendo estudados pela ciência, aqui citados  apenas por referência. A intuição, tem sido aplicada mais em relação às mulheres, porem é presente em ambos os sexos como o sexto sentido, o pensamento antes da razão. O sétimo sentido é o de posição ou equilíbrio, ou seja, se você está em pé, deitado, sentado, saber em que posição você esta em relação á natureza.
Mas como os sentidos humanos auxiliam na missão prevencionista?

VISÃO
Olhe por onde anda, RENOVE O OLHAR, pois o assistir displicente cega, de tanto vê a gente não vê. E muitos acidentes serão evitados. O nosso olhar tem uma característica muito importante, ele consegue ver bem em linha reta ou harmônica, ou seja, quando você olha em linha reta, se alguma coisa estiver fora do alinhamento ou estética ele sinalizará. Se por alguma razão perceber que ha um desalinhamento entre o que você esta vendo e o que o ambiente mostra, alguma coisa não está conforme, parece estranho estar ali, PARE E PERGUNTE o porque? Seu olho indicou, você ainda pode não saber, mas pode ser uma deformidade que pode gerar acidentes.
Então ao identificarmos o risco, dentro de nossas competências devemos perguntar, quem é o responsável por isso ou aquilo? Por que ainda não foi resolvido? O que está faltando?
Se fizer perguntas objetivas, terá respostas indicativas para soluções e uma capacitação da visão, evitando o “de tanto ver não ver mais”. Considerando aquilo normal, natural na vida, por isso topamos no buraco, caímos, batemos nas coisas porque já nos acomodamos com a situação.

AUDIÇÃO
O ouvido é preparado para identificar sons: estridentes, descompassados, uniformes, repetitivos, harmônicos como o ruído de uma máquina ou suaves o canto do pássaro. Quando identificamos uma irregularidade no som, ou ritmo, algo intermitente, descompassado, informe, devemos nos perguntar: quem é o responsável pela produção do áudio, operação-máquina, ambiente etc.? Porque aquele som está estranho? Como ele deveria ser ou comportar-se? Questione e logo perceberá os motivos e razões dos porquês, responsáveis e que processo esta por traz daquela deformidade que pode estar enraizado em muitos outros lugares da empresa e, ou de nossas vidas. Observe, ouça, questione, aja!

OLFATO
Capacidade de identificar cheiros, fragrâncias, olores. Deus colocou filtros em nossas narinas, que são os capilares nasais, e o que fazemos com os pelinhos? Cortamos, pois consideramos uma falta de higiene e fora dos padrões estéticos. Porém ele filtra, deixando passar o odor, alguma poeira entra também. A famosa “catota” nada mais é que a poeira umedecida. Ao retirar os pelos não há mais essa filtragem natural e o nosso nariz entope causando problemas de saúde. As narinas, a cavidade nasal, a faringe, a laringe, a traqueia, os brônquios, os bronquíolos, os alvéolos e por último, mas não menos importante, o pulmão. São muitos órgãos em nosso sistema respiratório. O cheiro está associado ao sabor. Porém quando alguém fuma ou faz uso de drogas acaba por deformar e reduzir essas capacidades. Um nariz limpo e treinado é grande aliado  na prevenção de acidentes e saúde no trabalho.

PALADAR
O paladar está associado ao olfato. Quando alguém lhe pergunta, você já comeu rato, fezes ou barata? Não! Mas você sabe qual o gosto de barata ou de fezes. Isso acontece porque o olfato registra.
O ditado popular já diz: “Onde seu nariz recusar não ponha a língua.” Isso significa uma forma de nosso corpo mandar um alerta, pois pode haver ali algum problema de saúde. ATENÇÃO!
A nossa língua é cheia de inúmeros sensores, chamadas de papilas gustativas. Por essa razão, dentre outras, devemos lavar a língua, limpar os dentes, para assim, além de eliminar as bactérias deixar os sensores da língua livres para que eles possam capitar os sinais e sabores.
Quando se toma algo muito quente, fuma ou faz uso de drogas, acabamos por deformar esses receptores, limitando a capacidade de sentimos os sabores.
Quando você entra em um ambiente, e verifica alguma deformidade visual, um som fora dos padrões, um odor esquisito, a boca amargando, ou algo incomodando. É sinal que algo está errado naquele local ou região, portanto esses sensores registram, dão o sinal de alerta. Infelizmente às vezes muitas acabam deformando, reduzindo ou anulando esses sensores, com o uso indevido de determinadas substâncias ou falta de equipamentos de proteção individual por exemplo.

TATO
Quando questionadas, sobre de onde vem, como é percebido ou que órgãos representam o tato elas respondem em geral: as mãos! De forma errônea, lembranças talvez da adolescência, pois o tato está presente em todo o nosso corpo, pois ele é sensível e perceptível. Entra aí mais uma vez a necessidade da higiene pessoal, para dessa forma desobstruirmos os sensores na nossa pele e impedir o acumulo de gorduras e sujeiras. Também devemos envidar todos os esforços para protege-la, pois determinados produtos podem agredi-la trazendo sérios prejuízo à sua sensibilidade e a saúde física;
Os cinco sentidos que tanto nos ajudam, precisam ser cuidados e treinados para perceber condições anormais, que chamamos de condições inseguras, seja no ambiente de trabalho, em nossa casa, na escola, no trânsito etc. Uma vez devidamente aguçados tendo a importância que merecem, eles serão guardiães que fielmente nos darão sinais de alerta preciosos que previnem sobre muitos riscos presentes no ambiente.
Os Sentidos humanos aplicados a Segurança do trabalho nós ensina que eles existem não apenas para nos fazer ver, falar, ouvir ou sentir, mas também para nos orientar, alertar e ensinar que não a segunda via para a vida!




Valdolírio Soares 
Engenheiro Mecânico com especialização em engenharia de segurança do trabalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...