segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Período de férias aumenta número de acidentes domésticos com crianças

Para prevenir os machucados, é importante que os pais fiquem atentos às brincadeiras dos filhos, garantindo férias sem incidentes.
É no período de férias que as crianças têm a oportunidade de brincar o dia inteiro, passar um tempinho na casa dos avós e tios, correr, pular, inventar histórias e criar mil maneiras de se divertir. Porém, é nesse momento de liberdade que, muitas vezes, acaba acontecendo os acidentes, o que acarreta em uma raladura ou perna roxa.
Em alguns casos, os ferimentos podem ser ainda mais graves, causando fraturas, queimaduras, entre outras lesões. Para prevenir os machucados, é importante que os pais fiquem atentos às brincadeiras dos filhos, garantindo férias prolongadas e longe de acidentes.
Jenner Evangelista, diretor administrativo de um hospital de Teresina, disse que é comum aumentar o fluxo de crianças que dão entrada no pronto-socorro com algum machucado, dos mais simples aos mais complexos casos. Segundo ele, os principais acidentes acontecem dentro de casa, até porque os pais geralmente estão trabalhando e não têm tempo para cuidar dos filhos.
Um dos acidentes mais comuns e que provocam graves queimaduras são causados por panelas que estão sobre o fogão. Jenner orienta que os pais tenham sempre o cuidado de colocar o cabo dos recipientes para dentro do fogão, impedindo que a criança puxe e derrame o conteúdo em seu corpo.
Nos casos mais graves, os acidentes domésticos podem resultar em fraturas, queimaduras, entre outras lesões.
Outra dica é sempre isolar as tomadas. É possível encontrar em lojas, ou pela internet, protetores feitos de silicone que, acoplados nas tomadas, evitam que as crianças coloquem o dedo e levem choque. 
As piscinas também requerem um cuidado especial, principalmente com crianças pequenas e que não sabem nadar. Para evitar os riscos de afogamento, é importante cobri-las com lonas, telas ou grades. “Além de cobrir, tem que fazer a manutenção, porque com o tempo elas cedem, aí corre o risco da criança cair e quando for subir não conseguir, aí é pior”, fala.
Jenner ressalta que produtos de limpeza devem ser guardados em armários elevados e, se possível, com chave. Deve-se evitar deixar anéis, brincos ou moedas em locais de fácil acesso, pois esses objetos podem ser ingeridos.
As quinas das mesas são outra preocupação que os pais devem ficar atentos. “As quinas de mesa, sofá, cama, tudo é um problema, porque pode machucar. O recomendado é colocar uns protetores de silicone, infelizmente é um pouco difícil de encontrar no mercado, mas deve ser fácil encontrar na internet”, indica.
Jenner cita que as crianças, dessa nova geração, estão muito sedentárias e se interessam apenas por equipamentos eletrônicos. Por isso, o médico pontua que os pais devem incentivar os filhos a se divertirem com brincadeiras de criança, como andar de bicicleta, correr, jogar bola, e que os machucados servem como um aprendizado.
“Tem pais que acham que as crianças devem ficar ali, paradas, mas criança não é assim, gosta de brincar, de conhecer. Algumas gostam de brincar de correr, e elas acabam se machucando. Eu mesmo, quando era criança, já quebrei o braço várias vezes, e nem por isso deixei de brincar”, finaliza.

Por: Isabela Lopes - Jornal O Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...