segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

MPT vai abrir inquérito para apurar acidentes com trabalhadores da Construção Civil em JP

O procurador do Ministério Público do Trabalho, Eduardo Varandas, conversou com o portal paraiba.com.br nesta sexta (28) e afirmou que em razão dos últimos acontecimentos de acidentes com trabalhadores da Construção Civil na Paraíba as fiscalizações serão intensificadas e vai abrir inquérito para verificar cada caso ocorrido.

Varandas explicou que já existe esse tipo de trabalho que é feito pelos auditores, mas que em razão dos últimos acontecimentos, vão ser intensificadas as fiscalizações para minimizar. “Essa quantidade foi um absurdo, estamos lidando com vidas humanas”, destacou o procurador.

O MPT quer averiguar pontos frágeis da fiscalização, fortalecer e talvez criar, já que ainda está em conversas, uma força tarefa efetiva. “Estou projetando uma campanha de conscientização do empregador e do empregado que as vezes se recusa a usar os equipamentos de proteção, por desconforto ou não estar acostumado com o tipo de vestimenta ou instrumento e o acidente pode ser provocado por isso”, conta.

“Vamos abrir inquérito para verificar cada caso ocorrido, vamos pedir um levantamento técnico para ver se a obra estava em estrita observância das normas de segurança do trabalho. Vamos buscar responsabilidades trabalhista ou criminal. Não pode acontecer essa enorme quantidade de acidentes com vítimas fatais”, conta.

Leia:

De acordo com o procurador, sempre aconteceu problemas com a construção civil, para ele, é a área mais vulnerável, porém nunca foram registrados tantos acidentes como essa semana. “É alarmante e não tem justificativa, no interior é mais grave a situação”, diz.

O tema da próxima campanha do MPT será ‘saúde e segurança no trabalho’, destacou o procurador.

Em 10 dias foram quatro mortos e um ferido. Foram quatro casos de acidente: Um operário teve a cabeça decepada por um elevador de construção, outros dois foram mortos quando caíram de uma torre que estava sendo desfeita numa fábrica de cimento. Na noite desta quinta (27), um operário morreu ao cair num fosso e um trabalhador caiu de um andaime.


Por: Marília Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...