quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Evento começa a discutir acidente do trabalho em Campina Grande

Semana do Judiciário acontece no Fórum Irineu Jofflily
Começou na manhã desta quinta-feira, a II Semana do Judiciário de Campina Grande (Semajud), promovida pelo Tribunal do Trabalho da 13ª Região (Paraíba) e realizada pela Escola Judicial (EJud). Com o tema “A Saúde do trabalhador e a prevenção de acidentes de trabalho e doenças profissionais”, o evento acontece no auditório do Fórum Irineu Joffily, em Campina Grande e reúne mais de cem estudantes de Direito, advogados e servidores da Justiça do Trabalho.
A juíza Herminegilda Machado, vice-diretora da EJud e coordenadora da Semajud, destacou que os debates estão abordando desde os aspectos jurídicos da saúde do trabalhador, à saúde mental e as psicopatologias nas organizações de trabalho. “Ou seja, vamos abordar os fatores de riscos psicossociais no trabalho, a exemplo das problemáticas mais visíveis do assedio moral, a síndrome de esgotamento profissional (burnout), a fadiga mental no âmbito do trabalho, o assédio moral organizacional e o estresse pós-traumático adquirido no ambiente de trabalho, os acidentes de trabalho e as doenças a ele equiparadas, as concausas, o nexo causal e os danos daí decorrentes”, disse.
A juíza lembrou ainda que as discussões vão focar a responsabilidade civil do empregador nos acidentes de trabalho e doenças profissionais, além dos debates sobre a ergonomia e doenças decorrentes de esforços repetitivos, os aspectos da segurança no trabalho, com enfoque na construção civil, transportes urbanos e profissionais da área de saúde. A Semajud ainda terá no temário os riscos profissionais dos trabalhadores nos abatedouros e o meio ambiente de trabalho saudável, direito fundamental do trabalhador.
Teatro
Na abertura da Semana do Judiciário foi apresentada uma peça abordando o trabalho seguro. Encenada pelo grupo Justiça em Palco, do TRT, a peça mostrou o reencontro de quatro colegas da faculdade 15 anos depois, cada um com suas alegrias, bem estar, problemas e acidentes no ambiente de trabalho. Atuaram os servidores Evanise Mormitsu, Kylza Lima, Tânia Magalhães e João Batista da Silva.
Saúde do trabalhador
A primeira palestra abordou os “Aspectos jurídicos da saúde do trabalhador”, proferida pelo juiz do trabalho Adriano Dantas, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13). O segundo tema foi “Saúde mental e trabalho, com foco nas psicopatologias nas organizações de trabalho e assédio moral organizacional”, abordado pelo psicólogo Anísio José da Silva Araújo.
O último tema abordado pela manhã foi “Estresse pós-traumático adquirido no ambiente de trabalho”, pela psicóloga Wandecleide Lucena Fernandes.
Planejamento Estratégico
A Semana do Judiciário integra o Planejamento Estratégico Institucional do TRT, consistente na meta 5, que é “intensificar os programas de segurança no trabalho e disseminar a cultura de responsabilidade social e ambiental”. Integra, ainda, a agenda do Trabalho Seguro do tribunal, cujo protocolo foi assinado na última sexta-feira, 14, com a criação do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin). O programa Trabalho Seguro na Paraíba tem como gestores os juízes Arthur Torres e André Machado.
São parceiros na realização da Semajud, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 13ª Região (Amatra 13), Associação dos Servidores do Trabalho da 13ª Região (Astra 13), Caixa e Escola Superior a Magistratura (Esmat 13).
No Fórum de Campina Grande, a II Semajud recebeu todo o apoio da diretora, juíza Íris Diógenes, que disponibilizou a estrutura necessária para a realização do evento, com o suporte do supervisor administrativo Fábio Lucena.
Mais discussões

A II Semajud de Campina Grande prossegue na tarde desta quinta-feira e será encerrada no final da manhã da sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...