sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dengue e Chikungunya possuem sintomas e prevenção semelhantes

Conheça as medidas preventivas contra a picada do mosquito, uma que vez que ambas são transmitidas pelo Aedes Aegypti.
Assessoria / RMA Comunicação
Mosquito transmissor da dengue e do chikungunya, o Aedes Aegypti.

Em 2013, o Ministério da Saúde registrou cerca de 1,5 milhões de casos de dengue no país, com a morte de 235 pessoas. Para este verão, a previsão é que a Febre Chikungunya também cause transtornos à população brasileira.

Até o dia 11 de outubro deste ano, o Ministério da Saúde havia contabilizado 337 casos de febre Chikungunya no Brasil, sendo 87 confirmados por critério laboratorial e 250 por critério clínico-epidemiológico. Do total, 38 casos são de pessoas que contraíram a doença fora do país e 299 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão.

A doença possui o mesmo transmissor que a dengue. Começou a se espalhar pelo Caribe no final do ano passado e tem sintomas semelhantes aos da dengue, entre eles febre alta, dor muscular e nas articulações, dor de cabeça e erupções cutâneas, pequenas lesões na pele.

Mas, apesar das semelhanças, há diferenças importantes entre as duas doenças. De acordo com Dr. Jaime Rocha, infectologista especializado em Medicina do Viajante do Lavoisier Medicina Diagnóstica, a Febre Chikungunya é causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae, transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. “A grande diferença e comparação à dengue está no acometimento das articulações, já que o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local”, revela o médico.

As principais formas de prevenir a Chikungunya são as mesmas de combater a dengue, segundo o infectologista:

- Evite o acúmulo de água limpa e parada;
- Encha pratinhos de plantas de areia;
- Evite o acúmulo de água em calhas, garrafas, latas e pneus;
- Mantenha lixeiras, vasos sanitários e caixas d'água fechadas;
- As piscinas devem ser cobertas com lonas bem esticadas;
- Ralos externos, canaletas para drenagem da água e fossos de elevador devem ser tampados;
- Recolha entulhos do quintal;
Para quem vai passar as férias em regiões com casos mais graves de dengue e Chikungunya, o médico lembra que um viajante bem orientado pode evitar muita dor de cabeça. “Bastam medidas preventivas contra a picada do mosquito já que, apesar da perspectiva para os próximos anos, não há no momento vacina disponível contra a dengue”, diz.

Por fim, o médico ressalta que, ao sinal dos sintomas, o paciente deve procurar um médico. “É muito importante que o paciente faça uma consulta com um especialista se aparecer algum dos sintomas. Dessa forma, será encaminhado aos exames e o diagnóstico será feito. Quanto antes a doença for descoberta, maiores são as chances de o tratamento ser bem sucedido”, afirma o especialista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...