segunda-feira, 20 de outubro de 2014

SRTE/GO interdita frigorífico em Nazário

Fonte: MTE

Goiás/GO - A Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Goiás (SRTE-GO), em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) interditou na última sexta-feira (10), um frigorífico de abate de bovinos na cidade de Nazário - GO, a 73 km da capital do estado.

Em um ambiente insalubre e perigoso havia 38 empregados, um deles menor de idade.  Não era fornecido pela empresa água potável nem equipamentos de segurança. Não havia lugar para as refeições, nem o descanso dos trabalhadores. As instalações elétricas estavam com "gambiarras" em vários pontos, existindo um grave e iminente risco de explosões de caldeiras (um recipiente cuja função é, entre muitas, a produção de vapor através do aquecimento da água), entre outras irregularidades.

Segundo o superintendente Regional do Trabalho, Arquivaldo Bites, o termo de interdição do estabelecimento elencou 14 situações de desrespeito às normas trabalhistas e que colocavam em risco à vida do trabalhador.

O coordenador da operação e auditor fiscal do trabalho, Roberto Mendes, disse que a situação encontrada era péssima.  "O trabalhador fazia suas necessidades fisiológicas e voltava para a área de produção do frigorífico sem lavar as mãos, pois no banheiro da empresa não havia água nem sabão."

Além da interdição, a empresa sofrerá dezenas de autuações por infrações às normas de segurança e saúde no trabalho, especialmente as previstas na Norma Regulamentadora n.º 36.

Ação - Como a auditoria fiscal do trabalho encontra repetidas vezes casos semelhantes, a SRTE/GO realizará um seminário para orientar as empresas de frigoríficos, no dia 29 deste mês, das 9h às 18h, no Oliveiras Place, Rua T 36 Q 160, Setor Bueno - Goiânia-GO, com entrada franca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...