sábado, 26 de julho de 2014

Obra no mato grosso do sul é a primeira a aderir ao compromisso de melhorar as condições de trabalhadores

Iniciativa do Governo Federal e entidades sindicais e patronais determina inserção de dois representantes, um da empresa e outro do setor, para atuar diretamente em melhorias no canteiro de obras.

Por: Kelly Amorim, do Portal PINIweb.

A construtora MRV Engenharia assinou na última quinta-feira (24) a adesão do primeiro empreendimento em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, ao Compromisso Nacional para Aperfeiçoamento das Condições de Trabalho na Construção Civil, uma iniciativa do Governo Federal em conjunto com entidades sindicais e patronais que tem por objetivo qualificar profissionalmente os trabalhadores e melhorar as condições de trabalho nos canteiros de obras.


O documento traz diretrizes relacionadas à segurança, contratação e relação entre trabalhadores e empresas, e as medidas para assegurar condições de trabalho serão tomadas por meio de negociação coletiva e se referem a questões como piso salarial, benefícios, jornada, condições de transporte, alojamento e alimentação. Dois representantes, um da categoria e outro da empresas, serão responsáveis por intermediar a demanda das trabalhadores e resolvê-las junto à construtora.

O acordo pode abranger uma empresa, uma única obra, conjuntos de obras e frentes de trabalho públicas ou privadas. No caso da MRV, outras 21 obras em todo o país já adotaram as medidas de aperfeiçoamento das condições de trabalho. Chamado de Parque Castelo de San Marino, o empreendimento residencial a ser desenvolvido no bairro Pioneiros tem cerca de 300 funcionários e deve ser concluído em 2016.

A adesão ao compromisso é voluntária. As construtoras Camargo Corrêa, Queiroz Galvão, Andrade Gutierrez, OAS, Odebrecht, Carioca Engenharia, Constran, Galvão Engenharia e Mendes Junior já assinaram o acordo.

http://construcaomercado.pini.com.br/negocios-incorporacao-construcao/gestao/obra-no-mato-grosso-do-sul-e-a-primeira-a-319658-1.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...