sexta-feira, 11 de julho de 2014

Jogos criados na PB auxiliam ensino reproduzindo ambientes de trabalho

G1 PB

Ensino profissionalizante reproduz ações reais usando jogos 3D.
Senai de Campina Grande-PB desenvolveu simuladores.

Aluno do ensino profissionalizante dirige empilhadeira virtual (Foto: Laura Andrade/FIEP)

Jogos desenvolvidos na Paraíba estão auxiliando o ensino especializado destinado ao mercado de trabalho. Pesquisadores do Senai de Campina Grande desenvolveram simuladores que reproduzem o ambiente de trabalho, com interatividade e tecnologia que facilitam as aulas e a assimilação do aprendizado nos cursos de fresador mecânico e industriário, oferecidos pela instituição.

Os simuladores criados estão sendo apresentados ao público na Exposição Tecnologias Educacionais do Senai, no centro de Convenções da FIEP, até a sexta-feira (11). O horário de funcionamento é das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

A equipe Desenvolvimento de Soluções com Tecnologias para a Indústria do Centro de Educação Profissional criou os jogos 'Conquista' e 'ROTOSIMP'.  Segundo o instrutor Jordão Moreira, 'Conquista – o RPG na Educação Profissional' é utilizado na área de metal-mecânica, tendo como foco o curso de fresador mecânico.

O jogo possui um ambiente virtual interativo que simula o local real do trabalho, no qual o aluno assume um papel de personagem protagonista de suas ações, fazendo experiências dentro do cenário 3D. Uma segunda característica é que a tecnologia empregada no jogo pode ser replicada para qualquer área de atuação interdisciplinar.


Simulador desenvolvido pelo Senai-PB
(Foto: Laura Andrade/FIEP)

"Foram elaboradas duas pesquisas, uma inicialmente levantando os dados qualitativos das características dos perfis dos alunos com vistas a embasar a criação do jogo. Com o término do processo de desenvolvimento, foi realizada uma pesquisa com a abordagem quantitativa, dessa vez para verificar a usabilidade, jogabilidade e possíveis resultados que comprovassem a sua eficácia como recurso pedagógico. Pretendemos aperfeiçoar a usabilidade e melhorar ainda mais as funcionalidades dele", disse Jordão Moreira.

Já o simulador para Treinamentos de Desenvolvimento de Competências para Indústria, denominado ROTOSIMP, demonstra a realidade industrial de forma lúdica numa plataforma tridimensional.

O jogo está estruturado sobre uma pedagogia de formação por competência, onde os colaboradores serão capacitados em todas as áreas necessárias para desenvolvimento de suas funções dentro da empresa, possibilitando à indústria a utilização da metodologia em suas atividades de cursos e treinamentos.

O projeto utiliza um simulador virtual 3D de eventos reais, possibilitando a solução de problemas como a diminuição do custo operacional de treinamento, gastos de insumos e matéria-prima. O profissional inexperiente, então, já tem o conhecimento antes de ser encaminhado efetivamente às atividades de trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...