terça-feira, 1 de julho de 2014

A história do personagem Napo


Você prevencionista já deve, em algum momento de sua carreira, ter visto ou usado um vídeo do Napo, correto?  Já havia se perguntado de onde ele veio? Quem teve a idéia? Resolvido este dilema, trago para vocês a história do Napo:

As origens:
Napo é uma ideia originalmente concebida por um grupo de organizações europeias com expertise em saúde e segurança no trabalho em resposta à necessidade de produtos com informação de alta qualidade, que quebrassem as barreiras culturais, linguísticas e atendessem as necessidades práticas das pessoas no local de trabalho. 

O papel do Napo e dos seus amigos consiste em alertar para a saúde e segurança no trabalho, através das seus personagens simpáticos, de histórias engraçadas e de uma abordagem humorística.

O consórcio cinematográfico criador de Napo é constituído pelas seguintes organizações:
·         OSHA (agência européia para a segurança e a saúde do trabalho)
·         HSE (entidade reguladora de SST no Reino Unido)
·         DGUV (previdência social alemã)
·         INAIL (seguro nacional italiano contra Acidentes de Trabalho)
·         INRS (instituto nacional francês de pesquisas para segurança e prevenção de acidentes e doenças profissionais)
·         SUVA (fundo suíço de acidentes)
·         AUVA (previdência social austríaca)

Quem é o Napo
Napo é o protagonista da série. Representa um funcionário de indústria ou setor de atividade qualquer. O personagem não se limita a uma função ou local de trabalho específico, mas a sua personalidade e a sua aparência física permanecem constantes em todos os filmes.
O Napo é uma pessoa normal: não é bom nem mau, não é novo nem velho. Do ponto de vista cultural, é um personagem neutro. É um trabalhador aplicado, que pode ser vítima de situações que não controla, mas que também consegue identificar perigos ou riscos, assim como fazer boas sugestões para melhorar a segurança e a organização do trabalho.
O Napo é um personagem interessante e apelativo, com reações fortes e emoções à flor da pele. Quando o Napo está chateado, aborrecido ou apaixonado, todos ficam sabendo! Assim, qualquer pessoa pode identificar-se com o Napo, desde os trabalhadores mais jovens até aos funcionários com muitos anos de casa.



Amigos do Napo

O patrão
O patrão é o principal personagem secundário. Pode ser o capataz, o chefe de seção ou o diretor da fábrica, ou seja, representa a autoridade. O patrão dá ordens e estabelece as regras. Dá sempre as instruções diretamente ao Napo. Além da segurança dos colaboradores, o chefe também está preocupado com a produtividade. Muitas vezes está sob pressão dos seus superiores ou dos clientes. Por vezes dá ordens contraditórias ou impossíveis de executar. Tal como o Napo, não se limita a uma função ou local de trabalho específico, mas a sua personalidade e a sua aparência física permanecem constantes em todos os filmes.
 


Senhorita Strudel 
Senhorita Strudel é uma mulher de fibra, que representa um nível de autoridade igual ou superior ao do chefe. Pode surgir na pele de uma cliente, de uma inspetora do trabalho ou da enfermeira da empresa, que pressiona o chefe e o resto do pessoal. Os excessos da senhorita Strudel fazem dela uma personagem divertida. O próprio Napo pode sentir-se atraído pelo seu encanto peculiar.



 

Napette 
A Napette pode desempenhar funções iguais ou semelhantes às do Napo, ou ter um cargo diferente, mas no mesmo local de trabalho. Por vezes, comete erros no desempenho das suas funções. A Napette sente-se atraída pelo charme do Napo, mas as suas tentativas de o ajudar por vezes deixam-no irritado ou chateado.
 





Colegas
Dependendo da história, Napo poderá ter um ou dois colegas que trabalham na mesma empresa e que desempenham funções iguais ou semelhantes. Estes personagens servem de pretexto às façanhas do Napo. Normalmente, são funcionários sensatos que seguem as regras mais ou menos à risca.
   
Como utilizar o personagem
Os filmes da série Napo são protagonizados por personagens do mundo do trabalho, que se vêem confrontados com questões de segurança. O personagem principal, Napo, e os seus colegas exprimem-se sem recursos de palavras. Do ponto de vista cultural, são personagens "neutros" e, por conseguinte, qualquer pessoa consegue identificar-se com eles, independentemente da sua língua, cultura ou país de origem.
A série Napo não é uma solução universal para resolver todos os problemas de segurança. O Napo não é um perito em matéria de segurança, não partilha o ponto de vista de um profissional de segurança no trabalho.
Os filmes não foram concebidos para proporcionar uma cobertura completa de um tema, nem devem ser encarados como filmes de teor formativo ou educativo. O papel de Napo e de seus amigos consiste em introduzir a saúde e segurança no trabalho, através das seus personagens simpáticos, de histórias engraçadas e de uma abordagem leve. A melhor forma de utilizar o Napo é "pensar como o Napo". “Segurança com um sorriso” é a contribuição de Napo para locais de trabalho melhores, mais seguros e mais saudáveis.
Utilize o Napo na íntegra ou sequência a sequência, conforme o público-alvo, os respectivos pontos de vista e a sua atitude face à segurança no trabalho e, ainda, o ambiente no qual o filme é exibido. O recurso excessivo ao Napo pode reduzir a importância da série.

Direitos para utilização
Os filmes da série "Napo" são propriedade da Via Storia, a empresa produtora sedeada na França, e do Consórcio Napo, que financia e produz os filmes em nome do pequeno grupo de organizações europeias de saúde e segurança, citadas no início desta matéria.
Os filmes da série “Napo”, ou cenas individuais dos filmes, podem ser livremente utilizados para objetivos educacionais, de formação e de sensibilização, sem que seja necessário obter autorização prévia do Consórcio Napo.
É também possível utilizar cenas individuais dos filmes da série "Napo" em apresentações de PowerPoint ou em intranets, mediante crédito dos produtores sob a forma de uma imagem que pode ser copiada aqui.
Estes direitos não abrangem:
·         Edição, revisão ou alteração dos filmes,
·         Utilização dos filmes ou de cenas dos filmes em outras produções cinematográficas/videográficas,
·         Utilização dos filmes ou de cenas dos filmes para fins publicitários, de promoção ou patrocínio,
·         Duplicação, distribuição ou venda de cópias dos filmes,
·         Publicação de filmes da série “Napo” na Internet, em sítios Web,
·         Inclusão de filmes ou de cenas dos filmes em produtos multimédia, a menos que expressamente autorizado.
Ou seja, podem utilizar os vídeos do Napo a vontade, desde que seguindo as exigências dos detentores dos direitos. A animação conta com 15 assuntos, alguns destes com até 17 desenhos, com os mais variados assuntos. Os desenhos tratam de proteção respiratória, EPI, sinalização de segurança, dentre outros.
Os desenhos são disponibilizados gratuitamente para download, em formatos diversos (Avi, Mp4, Ogv, WebM, e Wmv). Para baixar acesse o site:



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