domingo, 15 de junho de 2014

MPT protocola, em Sergipe, Ação Civil Pública que exige o cumprimento da Convenção 81 da OIT


Um grupo de 16 Procuradores do Trabalho de 14 diferentes Estados do país, entre eles alguns que foram Auditores-Fiscais do Trabalho, protocolou nesta terça-feira, 10 de junho, na Justiça do Trabalho de Sergipe, uma “Ação Civil Pública de Natureza Mandamental com Pedido Liminar de Antecipação dos Efeitos da Tutela” contra a União, para que cumpra o artigo 10 da Convenção 81 da Organização Internacional do Trabalho – OIT.

Em outras palavras, o Ministério Público do Trabalho pede à Justiça do Trabalho que determine à União a realização imediata de concurso público com a finalidade de preencher os cargos vagos na carreira de Auditoria-Fiscal da União que, atualmente, são mais de 800.

A ação 0000849-74.2014.5.20.0009 foi distribuída à 9ª Vara do Trabalho de Sergipe. Uma primeira audiência já foi marcada para o dia 16 de julho.

Ao longo de 79 páginas, os procuradores demonstram à exaustão, que a própria União, por via do Ministério do Trabalho e Emprego - MTE, reconhece publicamente que não há Auditores-Fiscais do Trabalho em número suficiente para cumprir satisfatoriamente todas as demandas do mercado do trabalho. Denúncias do Sinait, matérias publicadas em diversos veículos de comunicação e relatórios do MTE foram usados como provas. O número apontado como ideal para “garantir o desempenho das funções do serviço de inspeção”, em acordo com o artigo 10 da Convenção 81 da OIT, é de um Auditor-Fiscal para cada 10 mil pessoas ocupadas. O MPT pede à Justiça do Trabalho uma “declaração judicial” que confirme esse número.

Além de realizar concurso público no prazo de 180 dias para preencher os atuais cargos vagos, a ação pede que haja manutenção do quadro, com reposição das vagas abertas em tempo razoável, o que não vem ocorrendo nos últimos anos.

Denúncia à OIT

Rosa Jorge, presidente do Sinait, lembra que o Sindicato recorreu a todas as autoridades brasileiras para pleitear novos concursos públicos para repor imediatamente o quadro da carreira. Não obtendo resposta, decidiu protocolar na Organização Internacional do Trabalho – OIT, em 19 de março, denúncia de descumprimento da Convenção 81. A Organização já acusou o recebimento da denúncia, em Genebra – Suíça, onde está a sua sede e informou que ouvirá o governo brasileiro sobre o caso.

O Sinait ressalta que, com essa iniciativa, muito bem-vinda, o Ministério Público do Trabalho junta-se ao Sindicato em busca da garantia do cumprimento da Convenção 81, com a garantia de número suficiente de Auditores-Fiscais do Trabalho para fazer cumprir a legislação trabalhista e as normas de saúde e segurança no trabalho, realizar o combate ao trabalho escravo e trabalho infantil, entre outras diversas atribuições da carreira, que trazem dignidade aos trabalhadores, além de arrecadação para o Estado.

Clique aqui para ler a íntegra da Petição da Ação Civil Pública do MPT contra a União.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...