quinta-feira, 5 de junho de 2014

Dicas para evitar acidentes e choques na hora de decorar a rua para a Copa



As bandeiras devem ter barbantes de algodão para reduzir risco de acidentes.

Por: Alessandro Buzas / Agência O Dia

A Ampla, concessionária de distribuição de energia que atua no Estado do Rio de Janeiro, e o Corpo de Bombeiros lançaram uma campanha para alertar para os riscos de acidentes na hora de decorar as ruas para a Copa do Mundo.
A cidade do Rio de Janeiro demorou a começar a se enfeitar, mas, aos poucos, está ficando toda verde e amarela para a principal competição de futebol do mundo. Algumas dicas são importantes para quem tem interesse em pendurar enfeites nas ruas, como informou a Ampla:
Bandeirinhas e outros enfeites

Escolha bandeirinhas plásticas ou de papel e use sempre barbantes de algodão ou fitilhos plásticos, pois outros materiais podem provocar choques elétricos. A amarração das bandeirinhas deve ser feita de poste a poste, com distância mínima de um metro abaixo da rede elétrica.
Bandeiras

Prefira bandeiras plásticas. Se utilizar peças em tecido, tente estendê-las em locais protegidos da chuva e do sereno. Qualquer umidade as deixa mais pesadas, aumentado o risco de se soltarem tocando a rede elétrica, rompendo fios energizados ou atingindo alguém. Vale ressaltar que os mastros (hastes) devem ser sempre de tubo plástico ou madeira.
Pipas

Evite soltar pipas perto da rede elétrica porque elas podem enroscar nos fios com risco de descarga elétrica. Vale lembrar que materiais metálicos também não devem ser utilizados na fabricação deste brinquedo, pois conduzem eletricidade, aumentando a chance de choque elétrico, podendo causar até a morte de uma pessoa.  Em relação à pipa, o uso de cerol (pó de vidro com cola) oferece mais um risco: ele corta a camada de  borracha que reveste os fios de alumínio ou de cobre, criando a situação de transferência de corrente elétrica. Além disso, o uso do cerol também pode provocar acidentes com motociclistas.
Balões

Os balões respondem por muitos acidentes na rede elétrica já que ele pode cair aceso em florestas, residências e indústrias e até oferecer perigo à aviação. O que antes era considerado uma brincadeira hoje é crime. De acordo com a nova Lei de Crimes Ambientais, Lei Nº 9.605, de fevereiro de 1998, não somente soltar balões agora é crime, como também fabricar, vender ou transportar. A pena prevista é de um a três anos de detenção ou multa, ou ambas as penas cumulativamente.
Do R7


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...