terça-feira, 6 de maio de 2014

Sindiquímicos promoveu a 1ª Oficina de Estudo Saúde, Segurança e Meio Ambiente

Departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindiquímicos promoveu a 1ª Oficina de Estudo com palestra Momento Atual na Segurança do Trabalho

No dia 5 de abril e em iniciativa inédita, o departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região – Sindiquímicos promoveu a 1ª Oficina de Estudo com a palestra Momento Atual na Segurança do Trabalho.

Ministrada por Selma Rossana, técnica em Segurança do Trabalho e vice-presidente do Sintesp –  Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho – Regional Guarulhos, o evento reuniu cipeiros, técnicos em segurança do trabalho, profissionais de RH e foi prestigiado pelos os diretores da Federação dos Trabalhadores Químicos e Farmacêuticos do Estado de São Paulo – FEQUIMFAR, João Donizeti Scaboli, diretor do Departamento de Saúde do Trabalhador e Levy Gonçalves e Armando Henrique, presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho.

Ao dar as boas vindas aos presentes, o diretor licenciado do departamento de Saúde, Segurança e Meio Ambiente do Sindiquímicos e secretário adjunto municipal do Trabalho, Nelson Agostinho Oliveira, Nelsão, falou da importância de se debater assuntos pertinentes a saúde e segurança no ambiente de trabalho com os trabalhadores do setor e interessados em promover a gestão da saúde de forma que os trabalhadores sintam-se seguros e amparados para o exercício de sua atividade laboral. “O trabalhador precisa ser conscientizado quanto a importância de um ambiente de trabalho salutar e seguro, com o uso de equipamentos de segurança, entre outras ações de prevenção à saúde”.

Iniciativa ressaltada

Os convidados foram unânimes ao parabenizar o Sindicato e o departamento pela iniciativa da primeira oficina de estudo com a participação efetiva dos trabalhadores e com abordagem de temas atuais.

“Hoje a realidade nas empresas é outra, discutimos o ato inseguro e a  Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho que ainda precisa ser reforçada junto as empresas. Estamos avançando, acompanhado e participado de resoluções pertinentes quanto a saúde e segurança no ambiente de trabalho, como o banimento do Benzeno, a discussão a cerca da NR12 e o novo modelo de perícia e reabilitação de Previdência que está em andamento e que deve reinserir mais de 40% dos trabalhadores ao mercado de trabalho, entre outros. Aproveito e falo também que estamos preparando para agosto a 4º Encontro de CIPA e SESMT do Setor Químico do Estado de São Paulo, oportunidade em que estamos pautando os assuntos pertinentes ao dia a dia dos trabalhadores e reafirmaremos nosso compromisso por efetivas gestões de saúde”, ressalta João Scaboli. 

Já Levy Gonçalves, diretor da FEQUIMFAR, falou da evolução da CIPA dentro das empresas como ferramenta de prevenção e saúde. “Já saímos de um cenário em que o cipeiro não tinha nenhuma liberdade e hoje podemos discutir o seu importante papel na gestão de saúde e segurança nas empresas e sua atuação ao lado dos seguranças de trabalho”. 

“Fico otimista quando vejo um Sindicato promovendo esta oficina e com gestão sobre  o controle social da saúde e segurança do trabalho. Neste sentido, conseguimos aprovar a Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, que teve a participação ativa do Scaboli em sua elaboração, que é representante do setor químico que tem sido referência nas ações de prevenção e saúde. Enfim, somamos esforços para que a política de segurança e saúde esteja à serviço dos trabalhadores em ações de prevenção”, disse Armando Henrique, presidente da Federação Nacional dos Técnicos de Segurança do Trabalho.  

Em sua palestra, Selma Rossana, vice-presidente do Sintesp, ressaltou a importância dos Sindicatos de diversas categorias se unirem aos trabalhadores para fazer valer as ações de promoção e prevenção à saúde e segurança no ambiente de trabalho. 

Ao longo do ano estão previstas mais oficinas de estudo, evento em parceria entre Sindiquímicos e Sintesp. A segunda oficina está prevista para acontecer em maio com data ainda a ser definida.  


Fonte: Troad Comunicação & Assessoria



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...