terça-feira, 11 de março de 2014

Proteção abre 2014 com alerta sobre a situação da qualificação em SST no país


                                                         
  Por: Beto Soares | Estúdio Boom

Data: 13/01/2014 / Fonte: Redação Revista Proteção.

A Revista Proteção entra em 2014 dando destaque para a qualificação profissional. A reportagem de caparevela o cenário complicado, em que nem sempre a vontade de buscar o aperfeiçoamento curricular em Saúde e Segurança do Trabalho é diretamente proporcional à oferta de cursos e treinamentos de qualidade.

Ir além da graduação formal, qualificar-se e fazer frente às demandas cada vez mais exigentes do mercado são as intenções de grande parte dos profissionais que atuam no setor de Saúde e Segurança do Trabalho. Porém, a vontade é confrontada com restrições como a ausência de cursos fora do eixo das grandes capitais e a oferta reduzida de graduação, pós-graduação, especialização ou extensão de qualidade assegurada.

Para compensar as deficiências, entidades de classe procuram promover ou pelo menos apoiar uma agenda de cursos e eventos voltados tanto para seus membros como para outros segmentos, enquanto gestionam junto aos órgãos competentes a melhoria da formação dos cursos oficiais.

A Fenatest (Federação Nacional dos Técnicos de Segurança no Trabalho) está sugerindo um exame de proficiência para auferir a qualidade dos cursos; a Anamt (Associação Nacional dos Médicos do Trabalho) está reorganizando o seu Centro de Estudos Avançados em Medicina do Trabalho devido ao processo de revisão e atualização das competências básicas requeridas para o exercício da profissão, e a Anest (Associação Nacional dos Engenheiros de Segurança do Trabalho) está aguardando a audiência pública da Câmara de Educação Superior do MEC sobre o pedido de alteração da grade curricular do curso de pós-graduação de Engenharia de Segurança do Trabalho.

Em paralelo, instituições de ensino buscam oferecer a qualificação necessária para ampliar os horizontes dos profissionais quanto à sua qualificação. Seja com métodos presenciais ou à distância, o objetivo é oferecer conteúdo que atenda às novas demandas por mais conhecimento. Porém, há sempre que se ter cuidado na escolha, informando-se para que o currículo, estrutura e corpo docente estejam dentro dos padrões de qualidade e o investimento possa dar o retorno desejado.

Prestação de serviços em SST é o tema da entrevista com o presidente da ABRESST (Associação Brasileira de Empresas de Saúde e Segurança no Trabalho), o médico do Trabalho José Carlos Dias Carneiro. O entrevistado fala da aposta na profissionalização do mercado de consultorias em Segurança e Saúde do Trabalho. Explica também as ações para agregar qualidade às consultorias e fala do cenário atual e impactos do e-Social (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas) nas empresas brasileiras. O novo sistema reunirá informações sobre diversos setores das empresas, como notificações relativas a acidentes e doenças ocupacionais, e que passará a valer a partir deste ano.

Ainda entre as reportagens, a edição de janeiro traz à tona a necessidade de implantação de produtos e programas de ergonomia nas empresas. Na seção Por Dentro, estão desdobramentos da tragédia que matou dois operários nas obras da Arena Corinthians em novembro, os debates sobre a NR 12, as novas especificações para EPIs, as mudanças na aposentadoria especial, a periculosidade para vigilantes, entre outros.

Em Legislação, você se atualiza com a publicação da Portaria nº 407, de 14 de novembro de 2013, que alterou o anexo II da Portaria nº 121, de 30 de setembro de 2009. Os artigos trazem estudos sobre a importância do estilo de vida na saúde ocupacional dos bancários e sobre comportamentos de risco que devem ser combatidos no ambiente profissional. 

Neste mês, os cases ganhadores do Prêmio Proteção Brasil 2013 começam a ser divulgados. Com o título "Segurança off Road", o 2º Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Estado de São Paulo mostra como conquistou a Menção Honrosa em Atuação da CIPA. Já a Anglo American Minério de Ferro Brasil, ganhadora da Menção Honrosa em Ações de SST junto à Comunidade, apresenta o case "Atendimento para todos".

Você confere estes e outros assuntos na edição de janeiro da Revista Proteção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...