quarta-feira, 19 de março de 2014

Japoneses conhecem prevenção a desastres em Nova Friburgo

Foto G 1
Por: Flávia Namen

Técnicos japoneses chegaram nesta terça-feira (18) a Nova Friburgo para dar prosseguimento às atividades do projeto de prevenção a desastres naturais no município. A equipe, formada por seis especialistas, esteve pela manhã na Defesa Civil para conhecer as ações preventivas desenvolvidas na cidade após a catástrofe climática de janeiro de 2011, considerada a maior do País. Durante a tarde, os técnicos visitaram algumas áreas de risco do município, acompanhados de funcionários das secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente.  
O prefeito de Nova Friburgo, Rogério Cabral, chegou recentemente de uma viagem ao Japão, onde passou 15 dias conhecendo a tecnologia japonesa no combate e prevenção às tragédias climáticas e as iniciativas de reconstrução do país asiático. A agenda oficial do prefeito foi decorrente da participação de Nova Friburgo no convênio de cooperação técnica internacional firmado entre o governo brasileiro e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a fim de dar continuidade ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais. A viagem foi paga pelos governos brasileiro e japonês.
O próximo passo do intercâmbio será a visita de três técnicos das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Defesa Civil ao Japão, para execução de trabalhos de campo. Os técnicos serão definidos entre os servidores concursados, para que o aprendizado obtido não fique submetido a situações relacionadas a futuras mudanças governamentais. 
Nova Friburgo, Blumenau e Petrópolis foram os três municípios escolhidos para o programa de cooperação, por serem considerados os de maior risco de desastres naturais no Brasil. O objetivo do projeto-piloto é aprimorar e fortalecer as práticas de gestão, criar arranjos cooperativos entre os entes federativos, técnicas e métodos relacionados aos macroprocessos de gestão integral de riscos de desastres naturais (prevenção, monitoramento e alerta, preparação, resposta, recuperação), por meio da transferência de conhecimento japonês e cooperação entre os entes envolvidos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...