quarta-feira, 12 de março de 2014

Aeronáutica lança app para prevenção e investigação de acidentes

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) entrou na era dos aplicativos. O serviço é gratuito e permite acessar informações relacionadas à prevenção e investigação de acidentes aeronáuticos em tempo real. Pilotos civis e militares, operadores, administradores aeroportuários, mecânicos, agentes de segurança de voo são os destinatários desse aplicativo para atualizações em segurança de voo.

Além de acompanhar as notícias do Cenipa, da Força Aérea Brasileira e da aviação geral, o aplicativo acessa os cursos de prevenção de acidentes aeronáuticos oferecidos anualmente e suas datas de inscrição. O usuário ainda pode comunicar formalmente ao Cenipa toda e qualquer situação de perigo envolvendo raio laser, balão de ar quente não tripulado, fauna, pipas e outros casos, preenchendo as fichas online. Em caso de acidente aeronáutico, terá o contato direto com os investigadores dos Serviços Regionais de Investigação.

Disponível na plataforma iOS da Apple, o aplicativo é localizado pela palavra cenipa em todas as versões do iPhone, ipad e Ipod touch na loja Apple Store. De qualquer lugar e a qualquer hora, sem a necessidade de estar à frente de um computador ou notebook, basta acessar o telefone celular ou tablet. Na opinião do vice-chefe do Cenipa, Coronel Aviador Marcelo Marques de Azevedo, o objetivo é ampliar o acesso à informação e facilitar a vida do usuário. “Queremos atender a população que se mantém conectada à internet através de seus mobiles,” afirmou.

A pesquisa realizada pelo órgão investigador identificou que, cerca de 70% dos usuários que acessam as informações de segurança de voo o fazem por meio de dispositivos móveis. A partir daí, foi elaborado o projeto de inserção do aplicativo que já se constitui um sucesso pelo poder de comunicação que oferece. O monitoramento de acesso ao usuário, em apenas três dias, registrou mais de 200 downloads, incluindo usuários dos Estados Unidos, Rússia, China e Moçambique.

O chefe da área de TI do Cenipa, Tenente Analista de Sistemas Danilo de Sousa, afirma que é importante obter o retorno do usuário para aperfeiçoar as funcionalidades do sistema e e adequá-las às necessidades do usuário. Ele sugere que os interessados em colaborar enviem seus e-mails pelo próprio aplicativo com críticas e sugestões. A avaliação do aplicativo também pode ser feita na Apple Store.

A criação do projeto e o desenvolvimento do aplicativo levaram quatro meses e chegou a exigir 16 horas de trabalho diário, explica o Tenente Danilo. O desafio de criar uma ferramenta inovadora foi o maior incentivo para uma carga de trabalho tão alta. O próximo passo será a inclusão das versões no sistema operacional android. “Por ser uma plataforma desconhecida para mim, foi necessário buscar o conhecimento para desenvolver o software e inserir o Cenipa no contexto da era digital”, comentou.

Fonte: Portal Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...