sexta-feira, 14 de março de 2014

Abril Verde, por que precisamos de um mês assim?

Em 1969, uma terrível explosão aconteceu em uma mina nos Estados Unidos. Foram 78 trabalhadores mortos. Era o dia 28 de abril.


Posteriormente, em 2003, como homenagem a este trágico acidente a Organização Internacional do Trabalho (OIT) adotou o dia 28 de abril como Dia Internacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, para que o Mundo do Trabalho de forma Tripartite lembre esta data, como também na convenção anual da OIT realizada todos os anos na segunda quinzena de junho. Em 2005, esta data também foi reconhecida no Brasil.

Relembrar o marco na história impressiona, e os números atuais também. São 3 vidas por minuto que são perdidas em acidentes de trabalho pelo mundo, 5 mil por dia (números da OIT, relatório de 2013). A cada ano, acidentes não mortais totalizam 317 milhões e as vítimas de acidentes de trabalho somam 270 milhões, segundo o mesmo relatório, – isto equivale a mais de 2.800 Maracanãs lotados ou quase 24 cidades de São Paulo. No Brasil, são 4 mil mortes por ano.

Mas o trabalho não envolve o risco somente de acidentes, mas também o de doenças. No mundo, são 160 milhões de pessoas que sofrem com doenças profissionais e 2,02 milhões de pessoas que morrem a cada ano devido a enfermidades relacionadas com o trabalho (OIT).

Por isso precisamos de um mês assim. Essa iniciativa quer prevenir e alertar sobre os problemas que ocorrem no trabalho e em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte do nosso dia, da nossa vida e produzimos a riqueza da sétima economia do mundo.

O SINTESPAR convida você a aderir ao Abril Verde e a apoiar esta campanha. Divulgue nosso material nas redes sociais, compareça aos eventos, informe-se sobre o assunto e, principalmente, mude as atitudes em prol da prevenção.

Sonhamos que as luzes dos monumentos históricos do nosso país que ficarão Verde e Amarelo até Copa do Mundo, fiquem mais tempo VERDES em memória dos trabalhadores que ergueram estes monumentos e dos que perderam a VIDA na construção.

O Trabalho Mata e Adoece os Trabalhadores.

Trabalho é para dar dignidade ao ser humano, e dignidade não se negocia, não se empresta.

Dia 7 de Abril - Dia Mundial da Saúde | Dia 28 de Abril - Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho
Por Adir Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...