terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Corpo de Bombeiros pode ser solicitado pela internet na Paraíba

Ferramenta desenvolvida pela Integrativa agiliza solicitações emergenciais da população em todo o Estado.

Para fornecer celeridade e facilitar as solicitações de serviços do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, a Integrativa, empresa paraibana que atua nas áreas de tecnologia e comunicação, desenvolveu um sistema que permite mais eficiência na resolução e na resposta de todos os processos. Implantado recentemente, o sistema também segmenta as solicitações de atendimentos pelas unidades do Estado.

A nova ferramenta permite a solicitação dos seguintes serviços: auto de conformidade, análise de projetos, processos de vistoria comum e vistoria final e perícia de incêndio. Pela página do Corpo de Bombeiros (http://sistemas.bombeiros.pb.gov.br/processos), os interessados devem informar o CPF, escolher o atendimento que desejam e, em seguida, preencher um formulário com informações como área, estrutura, piso e número de pavimentos. Após a conclusão do cadastro, os usuários recebem um número de protocolo e poderão acompanhar todo o andamento do processo on-line.

“A Integrativa foi conhecer de perto como funcionava o procedimento tradicional do Corpo de Bombeiros da Paraíba e, a partir da visão do processo, oferecemos uma solução tecnológica adequada às necessidades da corporação”, explicou o diretor da Integrativa, Luiz Henrique Brito.

Segundo o Coronel Joelson Silva de Macena, comandante do 3º Batalhão de Bombeiros Militar da Paraíba, atualmente os batalhões que possuem Centros de Atividades Técnicas (CAT) não se comunicam, e todos os procedimentos são realizados de forma manual. “Além disso, o público precisa se deslocar aos batalhões para dar entrada em solicitações, ainda que sejam as mais simples vistorias. Esta ferramenta se mostrou capaz de encarar os desafios que enfrentamos no dia a dia, a exemplo da intercomunicação dentro da corporação”, destacou.

Na prática – O deslocamento até as unidades da corporação no Estado será realizado apenas para entrega de alguns documentos em casos específicos, como explica o tenente Jânio Gomes. “O sistema economiza tempo e dinheiro do cidadão, que não precisa ir diversas vezes à alguma unidade para ter a sua solicitação atendida. Com essa nova ferramenta, conseguimos atender melhor o cidadão de uma maneira geral”, analisou. Ainda de acordo com o tenente, apesar de estar no ar há poucos dias, o sistema já registrou solicitações não só na Capital, mas em todo o Estado. Além disso, ele citou a capacidade de regionalizar as atividades por áreas, de acordo com as normas do Estado, a facilidade de acesso e acompanhamento por parte dos usuários e a segurança da plataforma.

Além dos benefícios para o público, o sistema permite que a corporação obtenha organização e segurança dos processos, facilidade de acesso às informações relacionadas ao faturamento gerado pelas certidões, e relatórios de fluxos de atendimento. “O sistema também calcula, com base na UFIR atualizada do mês, o valor de cada serviço prestado pelos bombeiros de acordo com as normas da legislação”, completou Luiz Henrique.


Redação com Assessoria


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