terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Brasil é 42º país em mortes por acidentes de trânsito

Número de fatalidades corresponde a 3,5% das mortes por câncer, isquemia cardíaca e doenças cerebrovasculares, segundo estudo de universidade americana.

Por redação auto esporte.


Acidente de carro (foto: agência o globo).

Um estudo divulgado neste mês pela Universidade de Michigan (Estados Unidos) com base em dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que o Brasil ainda tem uma média ruim de fatalidades em colisões de trânsito. Apesar de não estar entre os 25 piores, o país ficou em 42º lugar, com 22 mortes para cada 100 mil pessoas. O primeiro país do ranking, que traz o maior número de mortes, é a Namíbia, com 45 óbitos para 100 pessoas.

O Brasil está há 127 posições das melhores colocações, que começam com a Islândia, em 169º lugar e 6 mortes para a mesma amostragem.

SAIBA MAIS
A pesquisa americana levantou dados sobre a quantidade de acidentes de trânsito em 193 países e os comparou com as principais causas de morte no mundo todo (segundo a OMS): câncer, isquemia cardíaca e doenças cerebrovasculares. O objetivo, segundo os responsáveis pelo levantamento, foi colocar mortes em acidente rodoviários num contexto mais amplo.

Isso permitiu concluir que, no mundo todo, os óbitos no tráfego correspondem a 15,9% dos falecimentos por câncer, por exemplo. No Brasil, esse índice sobe para 22%. O pior número ficou com a Namíbia, com 153,9%. O melhor foi para as Malvinas. com 1,7%. De acordo com a pesquisa, os índices mais negativos foram registrados na África e os melhores, na Europa.

É importante ressaltar que, no caso dos países com altas porcentagens, o número de mortes no trânsito é inversamente proporcional ao de óbitos por câncer, por exemplo. Sendo assim, se a já citada Namíbia tem 153,9%, isso significa que ela registra poucos falecimentos pela doenças, mas muitos por acidentes rodoviários.

Confira abaixo a lista com os destaques e o estudo completo aqui.


Número de mortes por acidente de trânsito a cada 100 mil pessoas:
1- Namíbia: 45 mortes
2- Tailândia: 44 mortes
3- Irã: 38 mortes
4- Sudão: 36 mortes
5- Suazilândia 36 mortes
42- Brasil: 22 mortes
189- Ilhas Marshall: 4 mortes
190- Fiji: 4 mortes
191- Malta: 3 mortes
192- Tajiquistão: 3 mortes
193- Maldivas: 2 mortes



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...