sábado, 28 de dezembro de 2013

Bombeiros orientam como evitar acidentes com crianças nas férias

Do G1 Bauru e Marília

Na última semana, uma criança de 10 anos perdeu um dedo da mão após ter o membro atingido por uma linha de pipa com cerol, em Marília (SP). O menino brincava perto de casa, na zona sul de Marília, quando viu a pipa enroscar no poste. O acidente ocorreu no momento em que ele subiu para pegar a linha.

Ocorrências como a de Jonatan aumentam durante as férias escolares e causam preocupação para os pais que precisam trabalhar e não tem como vigiar os filhos a todo momento. De acordo com o Ministério da Saúde, acidentes e lesões não intencionais são as principais causas de morte de crianças entre 1 e 14 anos no período de férias no Brasil.

E os riscos também estão em casa. Segundo a tenente do Corpo de Bombeiros Lurela Tamião, mais de 60% dos acidentes envolvendo crianças ocorrem dentro da residência. Os mais comuns são queda, engasgamento, queimaduras, afogamento e envenenamento.

Conforme os bombeiros, o envenamento quase sempre termina de forma grave, portanto, é preciso tomar cuidados redobrados. “É importante que produtos químicos fiquem sempre longe do alcance de crianças, que os pais aguardem em locais altos. Além disso, devem ser armazenados nas embalagens específicas e não em garrafas pets para que a criança não faça associação com refrigerante. É preciso também que a criança evite soltar pipas em rede elétrica, evitar locais com tráfego intenso de veículos. Dentro de casa é preciso tampar tomadas e evitar locais escorregadios”, ressalta a tenente.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o acidente é um acontecimento imprevisto, mas na maioria das vezes, ele pode ser evitado como, por exemplo, em uma piscina. A atenção deve ser máxima, principalmente com crianças até 10 anos e deve ter sempre a supervisão de adultos.

“É preciso que os pais façam a supervisão dos locais onde os filhos estão brincando e ofereça brincadeiras de jogos mais calmos como, por exemplo, os de mesa, espaço onde é possível supervisionar a segurança do local”, recomenda o educador físico Edmilson Moraes Trindade.
No período de férias, aumenta o número de crianças que soltam pipas (Foto: Reprodução/TV Tem).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...