terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Auditores-Fiscais buscam alternativas para evitar acidentes


Aracajú/SE - Na semana passada mais um trabalhador se acidentou em obra da construção civil em Aracajú (SE). Cinco trabalhadores morreram este ano, na capital, em decorrência de acidentes na construção civil.

A chefe do Núcleo de Fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe - SRTE/SE, Daniela Vasconcelos, avalia como difícil a situação diante do número reduzido de Auditores-Fiscais do Trabalho para a área de segurança e saúde no trabalho, apenas cinco. "Destes cinco, uma Auditora-Fiscal atua especificamente na fiscalização de hospitais", informou.

Em relação ao acidente da semana passada, Daniela disse que ainda não foi concluído o relatório da Fiscalização, mas adiantou que a causa do acidente foi que o cinto de segurança não suportou o peso do trabalhador.

Conscientização.

A Auditora-Fiscal explicou que uma das formas encontradas para amenizar a falta de Auditores-Fiscais do Trabalho para suprir a demanda de denúncias que chegam diariamente, é a realização de eventos que reúnem empresários e sindicalistas para orientar sobre as medidas de segurança que devem ser tomadas.

Em abril deste ano, um evento reuniu na SRTE/SE representantes das maiores construtoras e o tema abordado pelos Auditores-Fiscais foi o "Gerenciamento de riscos na construção civil".

Segundo Daniela, há muita resistência por parte dos empresários no sentido de investir em segurança dos trabalhadores. "Sabemos que as obras da construção civil não são obras estáticas e que são muito dinâmicas, possibilitando acidentes, mas é preciso cumprir as normas de segurança para que acidentes que poderiam ser evitados, ocorram", ponderou a chefe de Fiscalização.

Leia notícia sobre o acidente na construção civil em Aracaju:

Infonet (SE)

Operário cai de sexto andar de prédio na Tancredo Neves.

Trabalhador teve perfuração no abdômen, segundo testemunhas.

Mais um caso de acidente envolvendo trabalhadores da construção civil ocorreu na manhã de quarta-feira,4. Um trabalhador despencou do 6º andar de uma construção na avenida Tancredo Neves. José Morais dos Santos, de 45 anos, utilizava o cinto de segurança, mas o dispositivo que o mantinha pendurado rompeu.

Na queda, o funcionário, que atua em uma obra de um prédio na Jabotiana, sofreu graves ferimentos. De acordo com testemunhas do acidente, o abdômen foi perfurado e houve várias escoriações.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Sergipe (Sintracon/SE), Raimundo Reis, acompanhou o funcionário até o Hospital de Urgente de Sergipe, (Huse), onde se encontra na ala vermelha.

Raimundo dias contou que este é o 10º caso de acidente envolvendo a construção civil, somente este ano. Ele revela que já houve cinco mortes e atribui as ocorrências à falta de fiscalizações de profissionais da segurança do trabalho nas construções civil. "A gente está de olho neste tipo de negligência por parte das construtoras. Esses pais de família estão morrendo ou se acidentando. Este é o 10º caso somente este e ano e cinco colegas já faleceram. Tudo isso é fruto da falta de fiscalização por parte da empresa", entende.

Construtora.

De acordo com a assessoria de comunicação da Construtora Nassau, o profissional estava devidamente equipado e passa bem. "Informamos que o profissional utilizava todos os equipamentos de proteção de segurança durante o ocorrido e passa bem. Com auxílio imediato, um técnico de segurança e um profissional de enfermagem da construtora acompanham todos os procedimentos médicos e esclarecem o fato junto à família e à empresa terceirizada contratada. A empresa segue todas as políticas e normas de segurança do trabalho, bem como investe continuamente em treinamentos especializados e em equipamentos com marcas de renome selados pela ABNT. Toda assistência necessária é viabilizada e a empresa se coloca à disposição para maiores esclarecimentos", explica a nota encaminhada ao Portal Infonet.

Fonte: Sinait


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...