segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Ato Público pelo Trabalho Seguro reúne 5 mil industriários em Três Lagoas


Pelo menos 5 mil trabalhadores do consórcio responsável pela construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (UFN-3), da Petrobras, em Três Lagoas (MS), participaram da 2ª edição do Ato Público pelo Trabalho Seguro, promovido nesta sexta-feira (06/12) pela Fiems, Sesi, TST (Tribunal Superior do Trabalho) e TRT/MS (Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul) no espaço Arena Mix para conscientizar e prevenir trabalhadores sobre os riscos dos acidentes e das doenças do trabalho, orientando quanto às medidas de segurança.

O evento foi promovido pela Fiems, Sesi, TST e TRT no espaço Arena Mix – Divulgação.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a realização do evento demonstra a preocupação do setor industrial com a segurança dos trabalhadores no ambiente de trabalho, principalmente, para aqueles que atuam na indústria da construção civil. . “Temos de destacar o compromisso do setor industrial em promover o trabalho seguro e o apoio que a Fiems tem destinado nesse sentido por meio de ações desenvolvidas pelo Sesi, como o PNSST-IC (Programa Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho na Construção Civil), que visa reduzir os acidentes de trabalho nas indústrias da construção civil”, destacou.

Para o ministro do TRT, Márcio Eurico Vitral Amaro, o Ato Público pelo Trabalho Seguro é uma questão de cidadania. “Quem perde não é só o trabalhador que se acidenta, mas toda a sociedade, a família e a empresa. Quando são registrados acidentes de trabalho, o Poder Judiciário chega até o trabalhador apenas depois que o acidente já aconteceu, portanto, é de suma importância contribuirmos com essas ações de conscientização dos trabalhadores para que a quantidade de acidentes diminua”, destacou.

Já o presidente do TRT/MS, desembargador Francisco das Chagas Lima Filho, pontuou que o consórcio responsável pela construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, da Petrobras, entendeu o chamado para refletir sobre a necessidade e a importância da adoção de medidas preventivas de preservação da vida, da saúde e da segurança do trabalho. “Nossa reflexão tem por objetivo evitar acidentes e doenças no ambiente laboral da construção civil e em outras atividades econômicas desenvolvidas neste Estado. Hoje, especificamente, na região de Três Lagoas”, disse.

De acordo com dados da Previdência Social, Mato Grosso do Sul registrou aumento no número de acidentes nos últimos anos, saindo de 10.102 casos em 2010 para 11.333 notificações no ano passado, ou seja, crescimento de 12%. Ainda conforme esse levantamento, os números também são crescentes em Três Lagoas, que tem o 3º maior índice de acidentes laborais no Estado e esse foi o motivo principal que levou o Getrin-24 (Grupo de Trabalho Interinstitucional) a escolher a cidade para sediar o Ato Público pelo Trabalho Seguro.

Repercussão.

O senador Delcídio do Amaral, que participou do evento em Três Lagoas, destacou a grandiosidade do Ato Público pelo Trabalho Seguro e deu as boas vindas aos funcionários da concessionária que está construindo a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras. “Essa fábrica veio para dar autonomia ao Brasil na produção desse insumo tão importante para o agronegócio. Também tenho de destacar o trabalho do presidente da Fiems, Sérgio Longen, na conscientização dos trabalhadores quanto à segurança no trabalho”, disse.

Já a prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura, ressaltou que toda indústria precisa ter à frente de suas ações a questão da segurança no trabalho. “Esse evento demonstra a preocupação do setor industrial e da Justiça do Trabalho com essa questão”, pontuou. Para o deputado estadual Paulo Corrêa, toda ação que busque a preservação da vida das pessoas é precisa ser elogiado. “O presidente Sérgio Longen tem exercido um papel fundamental, não só na questão da segurança do trabalhador, mas também na qualificação profissional”, discursou.

O diretor-administrativo do consórcio responsável pela construção da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados, Luiz Carlos Neuenschanber, reforçou que a empresa tem atuado na busca das melhores condições de trabalho. “Temos orientado os nossos funcionários para que sejam evitadas, o máximo possível, situações de risco. Nas últimas décadas, os trabalhadores tiveram muitas conquistas e mudanças na legislação e, por isso, temos de continuar atuando com o mesmo esforço para garantir a dignidade e a vida dos operários da construção civil”, garantiu.

A funcionária Isameire Alves de Souza, 42 anos, que atua na parte de serviços gerais, disse que todos os dias os trabalhadores estão expostos ao perigo, principalmente, por não utilizar os equipamentos de segurança disponibilizados pela empresa. “Por isso, temos de nos conscientizar e, toda vez que participamos de ações com esse objetivo, vamos melhorando nesse sentido”, disse. Já o funcionário José Luiz Nogueira, 27 anos, que atua como encanador industrial, informou que veio do Maranhão trabalhar em Três Lagoas e não se arrepende da escolha.

“Aqui, a empresa se preocupar com a nossa segurança”, garantiu José Nogueira. Assim também pensa o funcionário Alberto Shigueto Imazaki, 42 anos, que atua na área de supervisão da parte elétrica. “A empresa realmente se preocupa com a nossa segurança e busca cumprir todas as normas de segurança”, informou. Após as dicas de segurança no trabalho feitas pela equipe do Sesi, que desde o dia 21 de novembro tem levado diversos serviços nas áreas de saúde e segurança do trabalho aos funcionários do consórcio, foram realizados sorteios de bicicletas e show musical com o grupo Falamansa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...