terça-feira, 5 de novembro de 2013

Prevenção integrada a gestão de qualidade e meio ambiente



Por: João Guedes
 
Capa de Beto Soares | Estúdio Boom.

A prevenção ganha muito mais eficiência quando integrada à gestão de qualidade e de meio ambiente.

Falar em ações de Saúde e Segurança no Trabalho já não é mais novidade para muitas empresas brasileiras, mas converter essas ações em resultados práticos, com efetiva redução de acidentes e doenças ocupacionais ainda é um desafio que se impõe aos profissionais da área e também aos gestores das organizações.

A experiência de quatro décadas de atuação dos SESMTs e de muito trabalho dos especialistas mostra que é preciso superar o simples cumprimento de exigências legais e a rotina limitada à reação a ocorrências, o que muitos chamam de "ficar apagando incêndio".

Para avançar, empresas atentas à importância da SST vêm aplicando sistemas de gestão próprios ou certificados, a fim de inserir as atividades em um método capaz de prevenir os problemas por meio de um ciclo de planejamento, ação, verificação e análise.

É essa gestão que começa a levar a SST a um novo patamar de qualificação, resultado e importância nas organizações, por meio da integração com sistemas similares de gestão da qualidade e do meio ambiente.

A busca pelo trabalho conjunto, direcionado às três áreas, tem o mérito de incorporar as rotinas de SST aos mesmos procedimentos que têm o objetivo de garantir a qualidade do produto e de evitar danos ambientais.

Uma união que contribui para romper com a anacrônica oposição entre produção e segurança, mas também mostra a necessidade de evolução das organizações brasileiras. Evolução quanto à organização e conscientização em todos os níveis das companhias sobre como é fundamental investir tempo e dinheiro na segurança de todos durante o trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...