segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Veja como evitar pragas na sua casa

Especialista dá dicas de como prevenir e eliminar infestações destes. 

Assista à íntegra do Globo Ecologia sobre pragas urbanas.
VÍDEO DO PROGRAMA:
http://redeglobo.globo.com/globoecologia/videos/t/edicoes/v/globo-ecologia-05102013-pragas-urbanas-integra/2865780/


Elas se proliferam desordenadamente, podem ser vetores de doenças e convivem perfeitamente nas cidades com os seres humanos. As pragas urbanas são como visitas indesejadas que vez ou outra fazem questão de aparecer. No entanto, diferente dos hóspedes desagradáveis que surgem sem serem convidados, as pragas normalmente são levadas por descuido para dentro de casa pelo próprio homem. Conhecer suas características e saber como preveni-las é essencial para evitar contaminações.

As formigas andarilhas, por exemplo, são especialistas em se alojarem próximas à pia da cozinha, onde o rejunte da parede é mais desgastado e a oferta de comida é maior. Segundo Lúcia Schuller, bióloga e mestre em saúde pública, essa espécie pode aparecer a qualquer hora do dia, mas dão preferência ao período da tarde e da noite. A especialista explica que as formigas andarilhas possuem o hábito de migrar e normalmente não encontram barreiras para entrar nas casas. “Elas podem vir em pacotes de papel ou caixas, são facilmente transportáveis”, afirma.

Ao contrário do que sugerem as propagandas, Schuller condena a utilização de inseticidas no combate desta praga. A bióloga explica que o grupo de formigas que saem para buscar alimento representa apenas 5% do total de um ninho e que quando esta parcela é atacada todo o resto entende a ameaça. “Nem todas as formigas morrem e por causa do ataque acontece um processo de migração e fragmentação daquele ninho. Isso faz com que a praga se espalhe ainda mais”, explica.

O ideal, segundo a especialista, é optar por iscas com produtos químicos que tenham lenta reação no metabolismo das formigas. Assim, o animal irá distribuir esse veneno para todo ninho e a praga será combatida sem fragmentações. Outra sugestão, essa mais caseira, seria observar a atividade das formigas e identificar onde está o ninho. Caso sua origem seja um pequeno buraco na parede, Schuller aconselha a aplicação, com uma seringa, de uma substância com detergente e água na mesma proporção, seguida da vedação da abertura. Caso o foco de saída das formigas esteja em uma tomada, a especialista indica a aplicação de uma fina camada de talco no local.

Tanto o detergente quanto o talco vão agir contra a camada lubrificante que cobre o corpo das formigas, impedindo que elas respirem. Apesar de ser muitas vezes relevada como inofensiva, essa espécie de praga oferece riscos à saúde humana. Schuller aponta que uma formiga pode ser tão “suja” quanto uma barata, outra espécie de praga que vez ou outra ocupa lares a procura de água, comida e abrigo.

As baratas, diferente das formigas, não possuem organização social. No entanto, elas se aglomeram por questões de defesa e reprodução, buscando um nicho favorável. Comum em áreas com oferta de alimentos, a presença das baratas, segundo Schuller, também está relacionada com a higiene e a manutenção dos ambientes. “Um local com baixo nível de higiene está propenso a ter aquelas baratas menores, chamadas de francesinha”, diz.

Esta espécie se reproduz rapidamente, podendo carregar até 48 ovos em sua bolsa de uma só vez. Por isso, a atenção quanto a higiene da casa e daquilo que é levado para ela é essencial para evitar a praga. “A barata pode ser transportada em caixas de ovos, caixas de leite ou de verduras, por exemplo. É importante verificar tudo que se leva para casa”, aconselha a bióloga.


Lucia Schuller (Foto: Divulgação)Lucia Schuller (Foto: Divulgação)

Durante o verão, as baratas de esgoto costumam aparecer com mais freqüência. Elas são maiores do que a francesinha e costumam entrar pelos ralos, causando maior asco e pavor em quem estiver perto. Para ambos os casos, Schuller recomenda a vedação de acessos como a principal forma de prevenção. "O fechamento de ralos, janelas, portas e buracos na parece é essencial para evitar esta praga", diz. 

A utilização de inseticidas também pode ajudar a afastar ou combater estes animais, no entanto, o controle químico profissional preventivo ou remediável são mais eficientes e por isso aconselhados pela especialista.

Seguindo a linha dos animais que causam maior asco na população, os ratos são pragas extremamente perigosas por serem vetores de doenças, como a leptospirose. Os camundongos, os menores da espécie, pesam cerca de 20 gramas e podem ser transportados para casa também em caixas de papelões. Sua presença pode ser identificada através de roeduras e restos de papeis picados. Há ainda os ratos de esgoto e os de telhado que visitam cozinhas e despensas, principalmente, a procura de comida.

Reforçar as barreiras de acesso destes animais continua sendo a melhor sugestão para prevenir a praga. Além de fiscalizar produtos comprados, é necessário, segundo Schuller, instalar barreiras metálicas nas portas e aparelhos que impeçam sua entrada pelo vaso sanitário. Uma vez dentro, a alternativa é eliminá-lo. A bióloga ressalta a importância de se limpar bem o ambiente em que o rato passou. “É importante com água sanitária porque o rato contamina três vezes mais do que consome através de sua urina e fezes”, alerta.

E para finalizar, não há como falar de pragas que ocupam lares urbanos sem citar as moscas. Este inseto vive em materiais em decomposição, como o lixo ou fezes, e se reproduz em grande quantidade. As moscas colocam, segundo Schuller, 900 ovos durante seu um mês de vida. A especialista indica a eliminação da matéria orgânica, a instalação de barreiras e a utilização de inseticidas como medidas eficientes para a prevenção e o combate desta praga.

Saiba mais

Assista à íntegra do Globo Ecologia sobre pragas urbanas:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...