quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Semana Europeia da Segurança e Saúde no Trabalho de 2013

LISBOA – A Semana Europeia da Segurança e da Saúde no Trabalho dedicada a reforçar a segurança e a saúde nos locais de trabalho da Europa, constitui o maior evento de sensibilização nesta matéria. A Semana decorre entre 21 e 25 de outubro, sendo coordenada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) e posta em prática pelos seus parceiros dos 28 Estados-Membros da UE e de países terceiros.
A Semana Europeia tem por objeto a divulgação das mensagens essenciais da atual Campanha Locais de Trabalho Seguros e Saudáveis com o lema «Juntos na Prevenção dos Riscos Profissionais». É de interesse essencial para as atividades da campanha e apresenta inúmeros eventos organizados em toda a Europa, salientando os benefícios da aplicação de uma boa liderança e da participação dos trabalhadores.

Christa Sedlatschek, Diretora da EU-OSHA, salienta que «os resultados mais eficazes na gestão e no reforço da segurança e da saúde de qualquer organização assentam no envolvimento ativo entre os trabalhadores e seus representantes e a direção – a liderança só por si não é suficiente. Empresas com uma maior participação dos trabalhadores, combinada com um maior empenho da direção têm uma probabilidade 10 vezes superior de disporem de uma política comprovada em matéria de segurança e saúde no trabalho (SST). Os benefícios de uma abordagem desse tipo são imensos, incluindo redução dos custos das empresas e aumento da produtividade, menos acidentes e melhor prevenção e controlo dos riscos no local de trabalho».
Emília Telo, coordenadora do Ponto Focal Nacional da EU-OSHA, refere ainda que «para os trabalhadores, trata-se de evitar danos causados pela sua atividade profissional. Para os empregadores trata-se de obter ajuda na identificação dos problemas reais, encontrar soluções adequadas e ter trabalhadores motivados».
As atividades desenvolvidas durante a Semana Europeia terão por objetivo incentivar os gestores a empenharem-se ativamente na redução dos riscos, e os trabalhadores, seus representantes e outras partes interessadas a trabalhar com a direção no sentido dessa mesma redução. Os Pontos Focais da EU-OSHA e os parceiros de campanha ajudam a coordenar a Semana e a organizar eventos em toda a Europa. Em Portugal, estão já confirmadas várias iniciativas um pouco por todo o país:

22 outubro – Escola Superior de Tecnologia e Gestão (Viana do Castelo)
Seminário “Segurança no Trabalho e Sustentabilidade”

23 outubro – Museu do Vinho (Anadia)
Seminário “Juntos na prevenção dos riscos profissionais”

24 outubro – Escola Superior de Educação Jean Piaget (Almada)
Seminário “Novas Tendências em Segurança e Saúde no Trabalho”

25 outubro – Teatro de São Mamede (Santarém)
Congresso “Vertentes e desafios da Segurança”

25 outubro – AEVA – Escola Profissional (Aveiro)
Colóquio “Avaliação de Riscos”

30 outubro – Universidade Lusófona – Auditório Agostinho da Silva (Lisboa)
Seminário de Encerramento da Campanha Europeia 2012-2013

Um sítio web dedicado à campanha fornece inúmeras ferramentas práticas destinadas a ajudar as organizações a reforçar a gestão da SST e a participação dos trabalhadores no local de trabalho. Por exemplo, os gestores e trabalhadores dos setores da construção, dos cuidados de saúde, da hotelaria, da restauração e do catering podem usar um certo número de soluções preventivas criadas para esse fim. Por outro lado, tanto os empregadores como os trabalhadores podem encontrar motivação para a concretização dessa ação nos estudos de casos da EU-OSHA, os quais fornecem excelentes exemplos de uma gestão eficaz da segurança e da saúde. Os estudos de casos são retirados de diversos setores e indústrias, sendo guardados numa base de dados (online) e de fácil consulta.
O kit de ferramentas da campanha de SST fornece ideias e exemplos de como transmitir as mensagens da campanha de uma forma mais eficaz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...