terça-feira, 17 de setembro de 2013

'Gatos' em obras são principais causas de acidente com rede elétrica em RO


O contato direto com a rede elétrica, ligações clandestinas, os chamados "gatos" e serviços executados em obras próximas aos fios de alta tensão são as principais causas de acidentes em Rondônia. De janeiro de 2011 a agosto deste ano foram 39 registros em todo o estado, de acordo com a Eletrobras Distribuição Rondônia. Em agosto de 2013 três acidentes foram registrados, segundo o engenheiro de segurança do trabalho da concessionária, Fernando Fernandes.

“Estamos falando de ocorrências do lado de fora da casa do consumidor”, explica Fernandes. “Dentro da casa somos acionados somente em casos mais graves, como curto circuito“, acrescenta. No mês passado, conta o engenheiro, um armador foi eletrificado por trabalhar perto da rede de alta tensão na construção de um galpão em Porto Velho. “A distância mínima dos fios deve ser de 1,5 metros”, informa Fernandes.

A queda no número de acidentes, de acordo com a empresa, deve-se à expansão de campanhas preventivas na televisão, rádio e outros veículos de comunicação. Na zona rural os casos mais comuns são quedas de postes, fios caídos, instalações de antenas e plantações sob às linhas de transmissão. Na área urbana, as ligações clandestinas,  quedas de árvores e caminhões são os principais responsáveis por danos à rede elétrica.

Entre as dicas de segurança para evitar acidentes envolvendo eletricidade, o engenheiro orienta para que não se retire pipas dos fios de alta tensão; na hora do banho, a torneira deve ser fechada antes de mudar a posição da chave do chuveiro (quente ou frio); ligações clandestinas apresentam alto risco de curto circuito; no caso galhos caídos, a orientação não tente retirar por conta própria. O problema deve ser relatado à concessionárias.

Por: Marcos Paulo Do G1 RO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...