sábado, 31 de agosto de 2013

ELEVADOR DA PCR DESPENCA

https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1235982_643749302316252_852605400_n.png

Curta o +SST

Um elevador do prédio da Prefeitura do Recife, no Cais do Apolo, no centro da capital pernambucana, despencou do 15º andar no fim da manhã desta quinta-feira (29). A Secretaria Municipal de Administração confirmou o acidente e afirmou que 18 pessoas estavam no elevador no momento - a capacidade é 22. A PCR, no entanto, afirmou, através da Assessoria de Imprensa, que o problema aconteceu no 10º andar. Sete pessoas ficaram feridas e foram levadas para unidades de saúde. Ainda de acordo com a PCR, nenhum ferido está em estado grave.

Três pessoas sem fraturas aparentes foram encaminhadas para o Hospital da Restauração (HR), no área central. De acordo com a assessoria de imprensa do hospital, Ariane Carla de Lima Dias, 23 anos; Erivelton Gustavo, 18, e Nadilson Borges de Melo, 47, têm quadro de saúde estável e estão conscientes.

https://fbcdn-sphotos-c-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/1157713_643749318982917_1221423865_n.png

Das outras quatro pessoas com ferimentos mais sérios, uma foi levada para a UPA da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Gilmara Braga, 40 anos, teve uma fratura na perna e está passando por atendimento médico. Ludmila Botelho de Almeida, 27, e Roberto Amorim Souza, 34, foram encaminhados para a Policlínica Amaury Coutinho, na Campina do Barreto, Zona Norte da cidade, com ferimentos leves. Os dois já foram liberados. Elizabeth Gouveia, de idade não relevada, foi socorrida pelo Samu para o Hospital Esperança, na Ilha do Leite, área central da capital pernambucana.

Segundo relatou um internauta no Facebook do NE10, um estudante de publicidade e propaganda de 26 anos que preferiu não se identificar, a mãe dele, uma servidora pública de 55 anos, estava no elevador e contou que o mesmo operava com a capacidade máxima.

https://fbcdn-sphotos-e-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/1234750_643749312316251_1587805406_n.png

De acordo com a funcionária, o equipamento que denuncia ultrapassagem de capacidade permitida não parava de disparar. "Ela não sabe exatamente quantas pessoas estavam dentro, mas diz que estava muito apertado. Quando o elevador saiu do 13º andar para buscar mais pessoas no 15º, desceu de vez. Minha mãe chegou a se machucar no ombro e nas costas, mas está bem", conta o filho. A prefeitura negou que o elevador estivesse operando além de sua capacidade.

Segundo nota enviada pela prefeitura, a máquina sofreu uma pane e teve o seu freio de emergência acionado. Das 18 pessoas que estavam no elevador, uma era o ascensorista. Ambulâncias do Samu e do Corpo de Bombeiros foram enviadas para o local logo depois do acidente.

Segundo a assessoria de imprensa da PCR, está sendo apurado o que causou a pane.

Compartilhe essa notícia


mais

do Diário de Pernambuco

PREFEITURA DO RECIFE JÁ ELABORA LICITAÇÃO PARA TROCA DE ELEVADORES NA SEDE

29/08/2013 18:18

A Prefeitura do Recife emitiu nota de esclarecimento a respeito do incidente em um dos elevadores da sede, no Cais do Apolo, no final da manhã desta quinta-feira (29). De acordo com a Secretaria de Administração, o elevador estava funcionando normalmente até sofrer uma pane por volta das 12h. Dos sete feridos, apenas dois já receberam alta médica. A fabricante do elevador já foi acionada e a PCR adiantou que já elabora um termo de referência para basear o edital de licitação para a compra de novos elevadores.

No documento, a secretaria informou que a máquina parou de responder aos comandos feitos pelo ascensorista, queimando as paradas. O freio de emergência foi acionado e evitou que o elevador se chocasse com o fosso. A capacidade do elevador é para 22 pessoas. No momento da pane, 17 passageiros e mais um ascensorista estavam no elevador. Funcionários da Secretaria de Saúde prestaram os primeiros atendimentos às vítimas com uma equipe de três médicos, sete enfermeiros e uma fisioterapeuta. O próprio secretário de Saúde, o médico Jailson Correia, comandou a operação até a chegada das equipes de resgate.

Sete pessoas ficaram feridas. Eriverton Gustavo, de 18 anos, que foi levado para o Hospital da Restauração, Ariane Carla Lima Dias, 23, também levada para o HR, Nadilson Borges de Melo, 47, também levado para o HR, Elizabete Gouveia, 40, levada para o Hospital Esperança, Gilmara Regueira 40, levada para a Unidade de Pronto Atendimento da Imbiribeira, Ludmila Botelho de Almeida, 27, levada para a Policlínica Amaury Coutinho, que já recebeu alta, e Roberto Amorim Souza, 47, que também foi levado para a Policlínica Amaury Coutinho e já foi liberado.

A Secretaria de Administração ainda informou que quatro ambulâncias e duas motolâncias do Samu e outras duas ambulâncias dos Bombeiros prestaram socorro. Dezoito pessoas foram avaliadas, sendo 11 liberadas no local. A PCR acionou o Instituto de Criminalística no início da tarde para realizar a perícia e assim esclarecer as causas do acidente. O IC fez o registro fotográfico no local e vai continuar apurando o caso. O elevador foi interditado por tempo indeterminado.

Fabricante

A Atlas/Schindler é a empresa fabricante dos elevadores e possui um contrato de manutenção com a Prefeitura do Recife válido até 2 de abril de 2014. A empresa disponibiliza diariamente um técnico para fazer manutenções preventivas e corretivas. Equipes da Atlas/Schindler também realizam vistorias semanais nos seis elevadores do prédio. Ao todo, R$ 25 mil são gastos por mês com essa manutenção. A Prefeitura do Recife já notificou a empresa para que ela preste todo o serviço necessário às vítimas conforme diz o contrato de manutenção. A Atlas/Schindler também terá que apresentar um relatório detalhado com todas as informações a cerca do ocorrido.

Licitação

Há cerca de 15 dias teve início a elaboração do termo de referência que vai basear o edital de licitação para a compra dos novos elevadores. A Secretaria de Administração prevê que em 90 dias a licitação seja lançada. A troca dos elevadores faz parte do programa de modernização do prédio da PCR, que inclui ainda a recuperação das escadas, instalação de câmeras de segurança, melhoria das redes elétrica e hidráulica, entre outras ações.

http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/08/29/interna_vidaurbana,459253/prefeitura-do-recife-ja-elabora-licitacao-para-troca-de-elevadores-na-sede.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...